sábado, 25 de junho de 2016

“O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO”

                                                                      Foto: CONMEBOL


Ao designar Heber Roberto Lopes(foto/FIFA/SC) para comandar a finalíssima da Copa América Centenário dos EUA, entre  Argentina x Chile, que, será realizada neste domingo (26/6), em Nova Jérsey (EUA), o Comitê de Arbitragem da CONMEBOL/CONCACAF/FIFA, reconhece e consolida a trajetória do melhor árbitro de futebol da América do Sul na atualidade.

Ao mesmo tempo, a escalação de Roberto Lopes, mostra a visão profissional da direção da Federação Catarinense de Futebol, leia-se Delfim de Pádua Peixoto, que, o contratou há quatro anos atrás e o levou para atuar nas competições daquela federação.

Além do exposto, a presença de Heber Roberto Lopes e dos árbitros assistentes Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Kleber Lucio Gil (FIFA/SC), no Centenário do principal evento futebolístico das Américas, laureia o trabalho de excelência desenvolvido pela CA/CBF.

Comissão que tem como timoneiro Sérgio Corrêa da Silva e sua esquadra de excelência que é formada por: Alício Pena Júnior, Antonio Pereira da Silva, Ana Paula Oliveira, Claudio Freitas, Dionisio Roberto Domingos, Edson Resende de Oliveira, Manoel Serapião Filho [membro do Painel Técnico Consultivo do International Board), Marta Magalhães de Souza, Marcio Verri Brandão, Milton Otaviano, Nilson Monção, Paulo Roberto Camello e Wilson Luiz Seneme. 

Todos os instrutores acima mencionados, independente das qualidades e peculiaridades da trempe (Heber, Boschilia e Gil), tiveram participação efetiva nos cursos, seminários, palestras, testes teóricos e físicos desenvolvidos à arbitragem brasileira em consonância com a FIFA e o IFAB.

E aos cartolas do futebol do Estado do Paraná e demais segmentos, fica caracterizado de maneira indelével que o “modus operandi” vigente nos destinos do futebol da terra das araucárias, está em descompasso com a modernidade. Se não mudar a maneira de pensar e de agir continuará sendo tratado como futebol de segunda linha.

Explico: Heber Roberto Lopes é de Londrina (PR) e formou-se na Federação Paranaense de Futebol, onde atuou por mais de uma década – porém, cansado da ausência de reconhecimento e do atraso autofágico que norteia o futebol paranaense, há quatro anos mudou-se para Santa Catarina, onde tornou-se o melhor e mais bem pago profissional do apito brasileiro.

PS (1): Dado o feito extraordinário de Heber Roberto Lopes, a Câmara Municipal de Florianópolis e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, preparam significativas homenagens ao melhor apito da América do Sul no momento, assim que pisar em solo catarinense.

PS (2): Aos dirigentes do futebol do Estado Paraná e àqueles que gravitam em torno deles – “O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário