segunda-feira, 27 de junho de 2016

Um dia na CBF

A convite da CA/CBF participei na semana que passou, do Seminário de Arbitragem promovido pela entidade na sua sede no Rio de Janeiro, na companhia dos blogueiros Diori Vasconcelos (Rádio Gaúcha/Zero Hora), Marcelo Marçal (Apito Nacional) e Paulo Lira do Notícia na Mira.
Fomos recepcionados no hotel pelo presidente da CA/CBF Sérgio Corrêa da Silva e logo a seguir conduzidos à CBF pelo professor Paulo Camelo. Ato contínuo, fomos convidados pela diretora-secretária da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (Enaf), Ana Paula Oliveira a conhecer o Museu da Seleção Brasileira.

Assim que adentrei às dependências do Museu e contemplei a sua formosura, o luxo de cada peça, de cada troféu que lá está alocado, fui atingido por forte emoção. Mas é a partir da narrativa concisa da funcionária responsável pela explicação de cada item, de cada detalhe é que o visitante sente o incremento da emoção, e volta no tempo - e, por extensão, entende os motivos de o Brasil ser o pentacampeão de futebol do planeta. A visita ao Museu é algo indescritível!

A etapa seguinte começou com a apresentação dos blogueiros e dos preletores. Às 10h teve início o seminário com temas que incluiu: A logística que disponibiliza a CBF à arbitragem brasileira com Note Book e tecnologia 4G - e impressora térmica para confecção do relatório do árbitro após os jogos; Circulares, ofícios, normas, vídeos, cursos, Workshops, scout após a partida da atuação de cada árbitro e o livro REGRAS DE FUTEBOL; Video-teste da Regra 12; Resumo das emendas das REGRAS DE FUTEBOL 2016/2017; Árbitro Assistente de Vídeo (AV); Mão na bola ou bola na mão; Resumo das atividades da CA/CBF e a participação dos blogueiros no sorteio da quarta rodada da Série (D) do Brasileiro; Apresentação das novas avaliações e dos testes físicos da FIFA; A boa comunicação; Treinamento dos árbitros para a Copa América e a função do assessor na competição; Analistas de desempenho e carreira x mídia.

Ao final do Workshop, palestrantes e blogueiros teceram suas considerações e a promessa de voltarmos para novo evento no mês de novembro.

Ministraram as palestras no aludido seminário os instrutores: Sérgio Corrêa da Silva, Alicio Pena Júnior, Manoel Serapião Filho, Ana Paula Oliveira, Milton Otaviano, Roberto Sardinha, Nilson Monção, Cláudio Freitas e Antonio Pereira da Silva.

PS: O que vi e ouvi “In Loco” no seminário que participei na CBF, me dá a certeza absoluta que o árbitro de futebol que labora nas competições daquela instituição, recebe e tem a seu dispor uma estrutura de excelência. Mas para isto é necessário se interessar, saber como usar e a melhor forma de colocar na teoria como na prática no seu labor quando escalado. 

PS (2): Clique em cima do link e veja como foi a participação dos blogueiros de arbitragem no Workshop de arbitragem promovido pela CA/CBF - http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/cbf-recebe-jornalistas-para-debater-arbitragem?ref=latestnews#.V3GV6hIvae0



Nenhum comentário:

Postar um comentário