quinta-feira, 2 de junho de 2016

Brasil irá fazer testes do (AV)

     A KNVB é considerada pela FIFA a precursora no (AV) - foto: KNVB 


Ao autorizar nesta quinta (2/6), a experiência do árbitro de vídeo (AV) em modo “Offline”, ao Brasil, Austrália, Alemanha, EUA, Inglaterra e Portugal, a FIFA e o IFAB proporcionarão a (KNVB) Real Associação de Futebol dos Países Baixos, os verdadeiros precursores do (AV), a oportunidade de observar novos testes, novas tecnologias, outros tipos de lances e o treinamento às pessoas que irão manusear o (AV) e o treinamento que será realizado à arbitragem em “Offline” do aludido experimento. Experiência que foi autorizada pelo Board, no último dia 5 de março na cidade de Cardiff.

É de conhecimento do mundo que gravita no futebol que os holandeses estão testando o árbitro de vídeo há mais de dois anos. Testes que foram e continuarão sendo realizados por  pessoas de alta capacidade e com tecnologia de primeiro mundo sobre o tema. A (KNVB) é hoje a única entidade filiada a FIFA que, possui toda a estrutura necessária (tecnologia, pessoal, geração de imagens e já treinou o seu quadro de arbitragem), para implementar assim que o IFAB autorizar o (AV).

Tanto é verdade que, o (IFAB) e a FIFA numa deferência a (KNVB), permitiu que no período de 18 a 20 de maio passado, a instituição realizasse o primeiro seminário sobre o (AV) em Amsterdã.

Quanto ao futebol brasileiro que esteve no seminário na capital holandesa, espera-se que faça um trabalho de excelência em relação ao (AV) - designando gente capacitada, com tecnologia de primeiro mundo na filmagem e geração de imagens, no treinamento aos escolhidos para a função e aos árbitros e, se possível, apresentar algo diferenciado sobre o assunto à FIFA e ao (IFAB). Resumindo: dada a importância do futebol brasileiro no contexto internacional, não basta fazer os testes, tem que marcar presença de maneira auspiciosa.

Ao autorizar e disseminar testes sobre o (AV) em diferentes países e culturas, a FIFA e o (IFAB), almejam encontrar um ponto de convergência sobre o tema e atingir os 100% de eficácia no experimento -  e ato contínuo, implantá-lo a partir da temporada 2017/2018 como ferramenta auxiliar à arbitragem em lances que fujam do seu campo visual.     

PS: No melhor e mais emocionante jogo do Brasileirão do ano em curso, Palmeiras/SP 4 x 3 Grêmio/RS, na quinta-feira que passou, destaco dois fatos: o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pela CA/CBF, composta por Sérgio Corrêa da Silva, Nilson Monção e Antonio Pereira da Silva no lançamento dos novos árbitros da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf). E, a exuberante atuação de Marielson Alves Silva (Asp/FIFA/BA), na indigitada partida. Demonstrou Dom, talento, vocação e equilíbrio, condições sine qua non para atingir com humildade ao quadro da FIFA.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário