quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pingue-pongue com Simon

  Da esquerda para à direita, Roberto Braatz, Carlos Eugênio Simon e Altemir Hausmann, o trio da Copa do Mundo na África do Sul
No crepúsculo da tarde desta quarta-feira (1/6) e no limiar da noite a caminho de casa, toca o meu celular. Digo alô e do outro da linha, o mais completo e laureado árbitro do futebol brasileiro de todos os tempos, Carlos Eugênio Simon -  atualmente comentarista da maior rede de televisão de esportes do planeta, a FOXSPORTS. Como não estava ao volante, travamos durante mais ou menos vinte minutos um breve colóquio verbal - e o tema foi arbitragem e as novas alterações autorizadas pelo (IFAB).


Novas alterações das regras - Simon entende que as mudanças foram adequadas e o futebol e a arbitragem fluirão melhor dentro das quatro linhas. Porém, a CBF deve ministrar um número maior de palestras aos árbitros sobre as novas determinações, objetivando gravar no intelecto do árbitro as metamorfoses ocorridas nas regras. Algumas alterações são profundas e quando acontecerem lances pertinentes e a arbitragem tiver que aplicar a regra como preceituado pelo (IFAB), os árbitros poderão ter dificuldades na interpretação, na aplicação e na explanação aos atletas.


Desempenho dos novos apitos Asp/FIFA na Série (A) – É prematuro emitir opinião quando temos apenas quatro rodadas da principal divisão do nosso futebol. Mas observando a lista dos promovidos e suas atuações nos últimos dois anos, vislumbro um forte potencial no Rodolpho Tóski Marques do Paraná e no Marielson Alves Silva da Bahia. Agora é preciso acompanhamento, orientação, trabalho psicológico, corrigir os equívocos que vão surgir naturalmente e lapidar as qualidades que ambos possuem.


Delegados de arbitragem – Esta é uma atividade nobre e de fundamental importância para o sucesso absoluto da arbitragem no Campeonato Brasileiro - deve ser exercida por pessoas neutras, independentes e com notório conhecimento das REGRAS DE FUTEBOL.

O trabalho de Sérgio Corrêa na CA/CBF – Tenho respeito pela sua trajetória e sua dedicação a arbitragem brasileira. Sua missão é sibilina e demanda muito equilíbrio.

O melhor árbitro do Brasil na atualidade – Leandro Vuaden (o alemão) - está apitando muito e na minha opinião, disse Simon, continua sendo um dos melhores árbitros do futebol Sul-Americano.

PS: Nada mais lhe disse e nada mais lhe perguntei, ao não ser o convite que recebi para visitá-lo no Rio de Janeiro quando desejar.


Desnude geral – No BOM DIA PARANÁ/RPC desta quinta (2/6), o comentarista de esportes da emissora, Cristian Toledo, expôs sem lero-lero e com precisão milimétrica, tudo o que os demais profissionais da imprensa esportiva de Curitiba não falaram da equipe do Coritiba nesta temporada e nas anteriores.

A FIFA liberou nesta quinta-feira (2/6), a autorização para que o futebol brasileiro possa utilizar em caráter "offline" a experiência do árbitro de vídeo (AV), a exemplo do que já vem sendo realizado pela (KNVB) na Holanda há dois anos. Lembro que o pioneirismo do (AV) é da (KNVB). Além do Brasil, foram autorizados a utilizar o experimento a Alemanha, Austrália, EUA, Inglaterra e Portugal. A decisão não muda a determinação do International Board do último dia 5 de março, que, especifica que oficialmente o (AV) só será implementado em 2017.     
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário