terça-feira, 31 de maio de 2016

Raio-X da arbitragem

     Foto: FIFA.com - relativa a 130º Reunião do IFAB em Cardiff no último dia 5 de março.

A responsabilidade é da CBF

O Campeonato Brasileiro é exclusividade da CBF e cabe a entidade designar para prestação de serviços nos jogos, quem melhor lhe aprouver. Há um setor importantíssimo para o sucesso da competição, que, são os assessores e delegados de arbitragem. Cuja missão precípua e analisar o desempenho das tomadas de decisões do quarteto de arbitragem, e elaborar um relatório justo, equilibrado e tecnicamente correto.

Retrocesso e dúvida
Após anunciar a aquisição de um software que iria monitorar e analisar os deslocamentos e as ações da arbitragem no campo de jogo, a CBF na tarde desta (terça (31/5) - retornou com os delegados de arbitragem. A volta dos delegados é responsabilidade da CBF, porém, a entidade retornou ao status quo anterior, escalando novamente pessoas vinculadas a lide sindical para exercer a função que exige notório conhecimento sobre as REGRAS DE FUTEBOL e, principalmente, independência na confecção do relatório. A arbitragem é um dos poucos setores do futebol brasileiro que ainda não foi rebaixada de nível, embora seja atacada perfidamente pela cartolagem do nosso futebol. Portanto, a CBF ao designar novamente sindicalistas para a função aqui nominada, dá um passo gigantesco na direção do retrocesso e da dúvida na questão dos relatórios.

Vitória da arbitragem brasileira? 
Aqui neste espaço critiquei o ufanismo dos sindicalistas que noticiaram nos sites de arbitragem o título desta nota. Vitória é algo especial, é um triunfo de extrema conquista. Agora cada um dá aquilo que consegue a denominação que melhor entender. Porém, mantenho o que disse a respeito do fato na coluna anterior. Reivindicar a inflação e a equiparação das taxas de arbitragem dos apitos e bandeiras da Renaf é obrigação. Até porque, a confraria do apito que labuta nas competições da CBF a exceção do reconhecimento da atividade do árbitro como profissional em 2013, não foi contemplada com nenhum benefício de lá para cá.

Derrota da arbitragem brasileira?”
Tanto é verídica a nossa afirmação, que a CBF estampa nas mangas das camisas e nas costas da arbitragem, duas logomarca de duas multinacionais que lhe rendem milhões de reais ao ano sem repassar um naco aos homens de preto que laboram em todas as competições da CBF. Sendo que a propaganda alocada nas costas é proibida pela FIFA – propagandas, que a exemplo do direito de imagem está sendo motivo de questionamentos, já que a CBF distribuiu um documento aos homens de preto da Renaf, onde é solicitada a autorização para utilizar a imagem dos árbitros e, por conseguinte, das publicidades no uniforme sem nenhum retorno à arbitragem. O fato se consumado deve render nos próximos dias uma nova manchete: DERROTA DA ARBITRAGEM BRASILEIRA?” 

Eles não leram a Ata do IFAB (1)
Quem teve o cuidado de ler ou traduziu o conteúdo da Ata da 130ª Reunião Geral Anual de Trabalho do (IFAB), em inglês, do último dia 5 de março em Cardiff e entendeu o que leu, observou que a decisão do Board sobre a experiência do árbitro de vídeo (AV) foi clarividente: O painéis, a FIFA e o IFAB farão um estudo conjunto sobre o desenvolvimento do árbitro de vídeo nos próximos meses, em companhia de uma universidade escolhida pelo IFAB, e, a partir da conclusão desse estudo, em 2017 as associações interessadas no experimento poderão colocá-lo em prática sob a supervisão do IFAB”.
 
Eles não leram a Ata do IFAB (2)
Portanto, nenhuma novidade foi acrescida ao fato de lá para cá. O único lugar do planeta onde se falou pelos cotovelos, noticiou-se e até foi conjecturado prazo para o experimento do (AV) para o mês de agosto próximo, foi no futebol brasileiro – aliás, o (AV) foi transformado por alguns dirigentes do nosso futebol em “conversa de botequim”. É mais um mico que entra para os anais do futebol pentacampeão.

Simples e objetivo
Se existe um árbitro que foi promovido por merecimento nesta temporada, é Rafael Traci ao quadro de (Asp/FIFA/PR). Há dois anos venho observando o comportamento e o resultado das suas atuações no Campeonato Paranaense, e com raras exceções nas competições da CBF. Se corrigir e manter o índice de massa corpórea, é árbitro para comandar os principais confrontos da Série (A) do Campeonato Brasileiro. Suas atuações são simples, objetivas e dentro do preceituado no manual das REGRAS DE FUTEBOL. Na partida Chapecoense (SC) 1 x 1 Santa Cruz(PE), ninguém observou que tinha árbitro no campo. Ótima arbitragem.

Fim do Workshop
Termina na tarde de hoje o seminário à arbitragem da CONCACAF e CONMEBOL, que esta sendo realizado em Chicago e irá atuar nos confrontos da Copa América Centenário (EUA). O aludido torneio inicia no próximo dia 3 de junho e tem seu término estipulado para o dia 26 deste mês.

PS: Quando é que a CONMEBOL irá confirmar a notícia veiculada no futebol brasileiro, no dia 1º de fevereiro de 2016 de que, o ex-árbitro Wilson Luiz Seneme, será o novo diretor do Comitê de Árbitros da Confederação Sul-Americana de Futebol? Ou será que a notícia será transformada em mais um mico ao futebol brasileiro?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário