terça-feira, 12 de julho de 2016

MLS sediará o segundo seminário do (AV)

                                                           Foto: FIFA.com


Após autorizar a implementação da experiência do árbitro de vídeo (AV) no último dia 5 de março, o IFAB em conjunto com a FIFA autorizaram a realização do primeiro seminário sobre a modalidade que foi realizado no último mês de maio em Amsterdã na (Holanda). Posteriormente, o IFAB autorizou aqueles filiados que manifestaram interesse em desenvolver o experimento do (AV), entre eles o Brasil.

Dando prosseguimento aos testes da tecnologia em tela, a FIFA e o IFAB anunciaram nesta terça-feira (12), que no período de 19 a 21 do mês em curso, em conjunto com a Major League Soccer dos EUA (MLS), será efetivado o segundo seminário sobre o (AV) na cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

O Workshop de três dias terá a participação de mais de 20 ligas e associações de todo o planeta. O seminário do (AV) na (MLS) faz parte de uma série de testes que poderá ser efetivada nos seis países já confirmados em participar do experimento. Há outras associações e ligas interessadas no assunto, que irão juntar-se à reunião para saber mais sobre o protocolo do (AV) e as implicações práticas antes que o IFAB tome uma decisão final.


O foco do seminário nos EUA, será sobre a utilização do (AV) em um ambiente "ao vivo". Através de apresentações e demonstrações práticas em ambientes de um jogo no Red Bull Arena - quando os participantes terão a oportunidade de se inteirar com maior eficácia, sobre como os árbitros devem se comunicar uns com os outros para tomar decisões sobre os quatro incidentes de mudança de jogo, incluídos no protocolo da experiência do árbitro de vídeo.


Além disso, neste seminário, o IFAB e FIFA deverão escolher jogos ou torneios onde o (AV) poderá utilizado ao vivo, como amistosos nos países já definidos para os testes ou até mesmo a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que será realizado no Japão, em dezembro deste ano - fato que deverá servir como um ensaio geral antes do IFAB autorizar os participantes a realizar testes ao vivo em 2017.


O IFAB é o único organismo com poderes para autorizar e decidir experiências e alterações nas Regras de Futebol. E irá supervisionar cada experimento com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação de Futebol da FIFA. Isso é definido para incluir um estudo de pesquisa envolvendo os organizadores participantes da concorrência, fornecedores de tecnologia e um instituto independente e a definição da universidade para incidir não só sobre os resultados da arbitragem, mas também o efeito sobre o jogo em si, incluindo as impressões das várias partes interessadas.


A decisão do IFAB sobre se implanta ou não o árbitro de vídeo como ferramenta auxiliar à arbitragem, objetivando dirimir lances que fujam do seu campo visual, deve ser definida em 2018 ou no mais tardar em 2019.

PS: A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), estará representada no evento pelo brasileiro Manoel Serapião Filho, que é membro do PAINEL TÉCNICO CONSULTIVO DO IFAB - e uma das princpais personagens da arbitragem mundial. Ressalte-se que Serapião Filho é um especialista no tema árbitro de vídeo, já que, há muito tempo vem desenvolvendo estudos teóricos e práticos sobre o assunto e suas teses a respeito do (AV) são respeitadíssimas em todo o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário