segunda-feira, 11 de julho de 2016

Raphael Claus é o melhor

     Raphael Claus é detentor do maior percentual de acertos nas tomadas de decisões no Brasileirão/2016

Sou instado a elaborar um Ranking da arbitragem brasileira a exemplo do que fazem alguns blogs internacionais. Nunca tive predileção e sequer intenção de fazer o tal Ranking. Para a concretização deste fato, é necessário ter uma equipe de alto nível, com disponibilidade e, sobretudo, com notório conhecimento sobre as REGRAS DE FUTEBOL. 

Minha propensão, sempre foi o de ver o maior número de jogos e atuação da arbitragem a cada temporada, e, gradativamente ir elencando aqueles homens de preto que se destacam.

Mas se não faço o Ranking da confraria do apito brasileiro, coisa que só a mente prodigiosa de Sérgio Corrêa e sua valorosa equipe sabem fazer com competência, me julgo qualificado após trinta e sete anos vivenciando o tema arbitragem e suas nuances, para proferir nossa modesta opinião, sobre o desempenho da arbitragem nesta temporada do Campeonato Brasileiro da Série (A). Lembro ainda que dentro do possível, observo alguns prélios da Série (B).

Brasileiro da Série (A), que teve seu início em 14/5/2016, e após quatorze rodadas e cento e quarenta jogos disputados, expõe um crescimento substancioso em todos os quesitos em relação ao Brasileiro do ano que passou. 

Houve aumento do tempo de bola rolando; acentuou-se a diminuição das faltas e/ou incorreções; redução no número de cartões (amarelos) e expulsões (vermelhos) - e um incremento no acerto das tomadas de decisões pela arbitragem. Os fatos aqui narrados são originários daquilo vi e das diversificadas estatísticas compiladas por diferentes segmentos que atuam neste setor. 

Os dados positivos acima mencionados, vieram com a implementação pela CA/CBF da campanha respeito, acoplada a mudança de comportamento da arbitragem e, por conseguinte, dos atletas, técnicos e demais setores do futebol brasileiro.

Como disse acima, não faço Ranking pelos motivos já elencados - porém, após a conclusão da 14ª rodada, o árbitro que teve o melhor percentual de acerto nas tomadas de decisões na nossa opinião, nas oito partidas que dirigiu no atual Campeonato Brasileiro da Série (A), foi Raphael Claus (FIFA/SP), com 83,4%.

Completam o melhor trio de arbitragem deste Brasileirão da Série (A), até 14ª rodada - os assistentes Alessandro Rocha de Matos (FIFA/BA), com 98,7% de acertos nas (6 partidas), e Rafael da Silva Alves (Asp/FIFA/RS), com 95,1% de acertos em (6) jogos.

PS: Já os novos apitos promovidos recentemente, Eduardo Tomaz Valadão (Asp/FIFA/GO) e Rodolpho Tóski Marques (Asp/FIFA/PR), estão na dianteira em comparação com os demais, dado o número de jogos e as belas atuações que tiveram até o momento.   
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário