segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Falta domínio aos críticos

   A Tecnologia na linha do gol, foi testada em centenas de jogos durante dois anos antes de ser implementada - foto: FIFA.com
Quando o meia inglês Lampard, disparou um chute a 136 Km de velocidade, contra a meta do melhor goleiro do mundo, o alemão Neuer, na partida Alemanha x Inglaterra, na Copa do Mundo da Africa do Sul, em 2010, e a pelota ultrapassou em 43 centímetros a linha do gol, fato não observado pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda e seu compatriota o assistente Mauricio Spinoza, a FIFA e o The IFAB, deram início ao processo de detecção automática na linha do gol da bola com chip.

Após dois anos de estudos e inúmeros testes com 100% de eficiência, o The IFAB autorizou a implantação da tecnologia na linha do gol. Tecnologia de alto custo econômico, utilizada somente nas competições da FIFA e, posteriormente, nos campeonatos da UEFA.

Há dois anos, a Premier League (Inglaterra) e a KNVB (Holanda) aderiram a Goal - Line Technology - a tecnologia na linha do gol. Portanto, a exemplo da profissionalização que muita gente defende como solução para minimizar os erros da arbitragem brasileira, a tecnologia para ser implementada depende de uma série de fatores entre eles o elevado valor financeiro - o que inviabiliza a sua utilização pela maioria dos filiados da entidade que controla o futebol no planeta.

Mas os equívocos de interpretação e aplicação das Regras do Jogo, da confraria do apito, continuaram após a tecnologia em tela em escala ascendente. Daí ter surgido uma nova tecnologia recentemente que é o árbitro de vídeo (AV). Que se aprovado, será de fundamental importância no auxilio na detecção de lances específicos que escapem da visão humana numa partida de futebol.

(AV) que tem como precursores a KNVB e a CBF. Tecnologia que teve autorização do The IFAB, no último dia 5 de março, para ser testada em caráter experimental em “Offline”. Além da KNVB, os testes já foram realizados pela CBF, Major League Soccer (EUA) e recentemente em Portugal.

Testes que por determinação do The IFAB, terão continuidade nos próximos meses e, dependendo dos resultados, será testado no Mundial de Clubes da FIFA, no Japão, a partir do dia 8 de dezembro do ano em curso.

Já para 2017, estão programados novos experimentos em vários campeonatos. Também haverá testes com a participação ao vivo do (AV) em parceria direta com o árbitro central do jogo, na equação de determinados lances que provoquem dúvidas da arbitragem.
    O AV está sendo testado e se comprovada sua eficácia 100% será implementado no auxílio à arbitragem - foto: FIFA.com
PS: Portanto, o alarido de opiniões que é falado e escrito diariamente, a respeito da possível introdução da nova tecnologia, como ferramenta auxiliar à arbitragem para dirimir lances que fujam campo visual do homem de preto, e gerem duvidas, não passa de “filigranas” - ou melhor: é opinião de quem não domina o assunto. Quem vai decidir sobre o (AV) ou não é a FIFA e o The IFAB.

PS: Os melhores profissionais de qualquer área de trabalho estão suscetíveis a erros, porque são humanos. E o erro é inerente a natureza humana. O assistente Rafael da Silva Alves (Asp/FIFA/RS), que até então não havia cometido nenhum erro no Campeonato Brasileiro nesta temporada, errou ao não assinalar impedimento no lance que originou o primeiro gol do atacante Guerreiro, do rubro-negro da Gávea, no Flamengo/RJ 2 x 2 Corinthians/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário