terça-feira, 1 de novembro de 2016

Arbitragem brasileira está fora do Mundial de Clubes

  

                                                                 Crédito: AUF
As atuações dos apitos e bandeiras do futebol pentacampeão no atual Campeonato Brasileiro, incluso o “fiasco” inominável do clássico Flamengo x Fluminense, cujo prelio, foi paralisado durante [treze minutos] para definir se o gol do zagueiro Henrique estava ou não impedido, pelo andar da carruagem ao serem observados pela retina do Comitê de Árbitros da FIFA, que tem como diretor Massimo Busacca, não agradaram.

O Mundial de Clubes da FIFA, que tem início previsto para o próximo dia 8 de dezembro, em Tókio no (Japão), não terá nenhum árbitro ou árbitro assistente da CBF. A lista com os homens de preto que irão laborar na aludida competição está no site – https://internationalreferee.blogspot.com.br/. A FIFA convocou para representar a CONMEBOL no torneio em tela, os árbitros: Andrés Cunha (Foto/FIFA/Uruguai) e Enrique Cáceres (FIFA/PARAGUAI).

Na verdade, por mais que a FIFA adote um rodízio entre a arbitragem nas suas competições, o desempenho da confraria do apito da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf), neste 2016, teve queda qualitativa considerável.

O miserê do árbitro do futebol brasileiro tem identidade, causas e efeitos. A identidade e as causas é onde os apitos são formados , ou seja, nas federações de futebol. Já os efeitos, são exibidos com cada árbitro aplicando de forma desuniforme as Regras de Futebol a seu bel-prazar de domingo a domingo, nas diferentes competições da CBF. O que propicia uma avalanche de reclamações diariamente contra as arbitragens.
    Ravshan Irmatov (FIFA/Uzbequistão), de pulseira da adidas, vai ao Mundial de Clubes - Crédito: FIFA.com
PS: Resta saber, se no projeto anunciado pelo diretor da CA/CBF Marcos Marinho, para 2017, na Renaf, está inserido a vontade política da entidade em mudar e incrementar a qualidade dos nossos apitos com um novo paradigma de gestão. O atual, há muito tempo foi para o beleléu.

PS (2) Aos que questionaram o nosso silêncio em relação  ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul (SAFERGS), informo que: "A nossa opinião é que o (SAFERGS) teve dois próceres como presidente, que, ultrapassaram as fronteiras do Rio Grande e exibiram liderança expressiva à frente daquela instituição: Carlos Eugênio Simon e Ciro Camargo". Ponto.

PS (3):  Na quinta-feira (3/), o (The IFAB) realizará sua reunião de negócios no Estádio de Wembley, em Londres, (Inglaterra). Serão discutidos vários temas relacionados aos estudos desenvolvidos pelos Painéis Consultivos do (IFAB), incluso propostas de mudanças nas Regras do Jogo para a temporada 2017/2018.

PS (4): Na aludida reunião, também será objeto de discussão, os experimentos que estão sendo realizados com o ÁRBITRO DE VÍDEO (AV) - e os testes que estão sendo efetivados em competições amadoras, sobre a quarta substituição nas partidas quando houver prorrogação. O IFAB, nesta reunião de Londres, irá preparar a pauta da 131ª Reunião Geral Anual de Trabalho, que terá como sede a cidade de Londres, no dia 3 de março de 2017 - clique no link a seguir e acompanhe a agenda do (IFAB) - http://static-3eb8.kxcdn.com/documents/196/ABM_Agenda.pdf


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário