terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Em marcha a 1ª Pré-Temporada para Árbitros e Assistentes da CONMEBOL



Nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, no Hotel Bourbon da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em Luque, Paraguai, deu inicio à primeira pré-temporada para árbitros e árbitros assistentes da entidade, um fato sem precedentes na centenária instituição.

O presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Wilson Luiz Seneme (foto), agradeceu ao Presidente da instituição, Alejandro Domínguez, pelo apoio constante a todos os projetos e a todos os Departamentos que compõe a CONMEBOL, por lhe proporcionar todas as condições que são necessárias para realizar eventos tão grandes e importantes como os planejados para o ano de 2017.

Dizendo aos participantes que participarão durante os dias do curso (que se estenderá até sábado 21), “ter a confiança necessária e mentalidade de árbitros, isso é um dos pontos fundamentais. Deve haver uma relação de companheirismo e cordialidade”. “Queremos renovar a esperança para alguns e manter a fortaleza de outros”, disse em referência aos juízes convocados a participar do Curso.

Acompanharam Seneme, os membros da Comissão de Árbitros, Jorge Larrionda (URUGUAI), Ubaldo Aquino (PARAGUAI) e Alberto Tejada (PERU). Os instrutores técnicos: Enrique Osses, Alicio Pena Jr, Manuel Bernal, Héctor Baldassi. Os instrutores físicos: Rodrigo Silguero e Silvio Aguinaga.
  
A filosofia de arbitragem, video test, as Regras 11 e 12, leitura do jogo e os procedimentos, entradas, fora dos jogos, controle e planificação do jogo, logística para os torneios e disposições administrativas, assim como as provas físicas e treinos em campo serão os temas e atividades previstas no programa do Curso que será desenvolvido em toda a sua extensão.

Os 72 árbitros e assistentes se capacitarão durante cinco dias com aprendizagens, instruções e conceitos sob os mesmos critérios arbitrais de outros cursos desenvolvidos pela Comissão e sob os estandartes exigidos pela FIFA, até sábado dia 21 de janeiro, para encarar as Copas CONMEBOL LIBERTADORES BRIDGESTONES e Sul-Americana.
Fonte: CONMEBOL

Nossa Opinião (1): A realização da pré-temporada, é uma mudança no conceito da arbitragem da América do Sul, que Wilson Luiz Seneme está implementando com o apoio incondicional do presidente da instituição Alejandro Dominguez. Ao longo de 2017, segundo Seneme, estão programados uma série de seminários e Workshops aos homens de preto, com o objetivo precípuo de requalificá-los e minimizar sobremaneira os equívocos da arbitragem.

Nossa opinião (2): Inteligente, capacitado na área da arbitragem, educado e de caráter moral inatacável, Wilson Seneme, perfez uma trajetória exemplar como árbitro da Federação Paulista de Futebol, da FIFA, CONMEBOL e CBF. E, agora, a frente do Comitê de Arbitragem da (CFS), está colocando em prática o Know-how adquirido dentro e fora do campo de jogo aos seus comandados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário