quinta-feira, 30 de março de 2017

Tecnologia vai diminuir os poderes do árbitro?

  O árbitro de vídeo é a senha para a diminuição dos poderes do árbitro? - Créditos das fotos: FIFA.com

  • A Regra (5) diz que as decisões do árbitro sobre os fatos ocorridos no campo de jogo são finais. Porém, a escalada interminável de erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL, e os consequentes prejuízos técnicos e financeiros destas decisões equivocadas às equipes, vem mudando gradativamente as decisões dos homens de preto, que têm sido corrigidas pelos tribunais esportivos em vários países.
  •  
  • Um exemplo característico, ocorreu este ano no Palmeiras x Corinthians, pelo Campeonato Paulista. A decisão “estapafúrdia” do árbitro Thiago Duarte Peixoto, nesta partida, quanto ao cartão vermelho aplicado ao atleta da equipe mosqueteira, foi anulada pelo TJD/SP.
  • Feito o preâmbulo acima, a autorização do (The IFAB) em março do ano passado para o experimento do Árbitro de Vídeo (AV), na nossa opinião, foi a senha para a diminuição dos poderes dos homens de preto na condução de um jogo de futebol, concordem ou não. Basta observar os desdobramentos dos acontecimentos futebolísticos em todo o planeta.
  • Outro fato que confirma que a confraria do apito aos poucos vai perder poder nas suas decisões, vem da entidade máxima do futebol mundial, a FIFA e do (The IFAB) - instituição que tem a prerrogativa de autorizar testes e/ou mudanças nas leis do jogo.


  • Ressalte-se que a FIFA construiu um campo de futebol específico e estúdios em Zurique (Suíça), e adquiriu os equipamentos tecnológicos necessários aos testes do (AV). Testes que estão sendo realizados semanalmente, com instrutores e árbitros a respeito da aludida ferramenta tecnológica.
  • Acrescento que além da FIFA, Austrália, Brasil, EUA, França, Itália, Holanda e Portugal já fizeram vários testes com o Árbitro de Vídeo. Aliás, a França, realizou dois testes este ano com o (AV). Um em janeiro na partida Monaco x Paris Saint Germain – e o outro foi na terça (28/3), no confronto das seleções da França 0 x 2 Espanha.
  • Lembro que os franceses estão desenvolvendo treinamento com seu quadro de arbitragem sobre o (AV), com tecnologia de ponta no Centro Nacional de Futebol em Clairefontaine, considerada a Sorbone do futebol europeu. A França quer utilizar o Árbitro de Video se tudo correr a contento, nas quartas da final da Taça da Liga e da Taça da França de 2017/2018.
  • PS (1): Os erros reiterados da confraria do apito e os consequentes prejuízos técnicos e em muitas situações de milhares de dólares e/ou euros ao futebol, acrescido da disparada da tecnologia em toda a estratificação social, nos levam a acreditar piamente que o árbitro de futebol vem perdendo espaço e poderes e irá perdê-los ainda mais na continuidade. É uma questão de tempo.
     
  • PS (2): Por que deixei de falar da arbitragem da Federação Paranaense de Futebol? Porque os árbitros e assistentes escalados na primeira fase, que terminou na noite da última quarta-feira (29/3), tiveram a responsabilidade de não se nivelar ao baixíssimo nível técnico da competição. A primeira fase dá pra dar nota 8,5. Quanto a opinião da crônica esportiva da capital paranaense sobre o desempenho da arbitragem, da confraria do apito da (FPF), ressalto que a maioria não conhece e não entende “PATAVINA” nenhuma das REGRAS DE FUTEBOL. Adilson Arantes, Augusto Mafuz, Carneiro Neto, Barcimio Sicupira e Fernando Gomes são as exceções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário