sábado, 6 de maio de 2017

ÁRBITRO DE VÍDEO: HOUVE TREINAMENTO ANTECIPADO?

     Massimo Busacca, diretor de arbitragem da FIFA, explicando  aos dirigentes do Catar, o funcionamento do (AV)Crédito: FIFA

No Mundial de Clubes da FIFA, realizado no último mês de dezembro no Japão, a arbitragem de primeiro linha selecionada pela entidade internacional, que laborou naquela competição, foi submetida a treinamento de excelência pelos instrutores da FIFA de como manusear e decifrar as dúvidas em relação ao ÁRBITRO DE VÍDEO (AV). Mesmo com treinamento antecipado e com técnicos de primeiro mundo, inclusive com a presença ininterrupta do diretor de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, houve vários problemas.
No recente amistoso entre França 0 x 2 Espanha, em  Saint – Denis, em novo teste do (AV), a arbitragem designada para o confronto que teve como árbitro Felix Zwayer (FIFA/Alemanha), o melhor apito da Bundesliga na atualidade e todo o quadro de arbitragem da referida liga, vêm sendo treinado há mais de seis meses na questão do (AV).
Neste jogo, o ÁRBITRO DE VÍDEO interferiu em três oportunidades de forma corretíssima. Na primeira, o atacante francês Griezmann marcou um gol - (estava em posição de impedimento quando a bola lhe foi lançada) e saiu comemorar - quando entrou em ação o (AV). A perfeita interação entre Felix Zwayer e o (AV), funcionou a contento e o gol foi anulado durante a comemoração dos franceses.
A segunda interferência do (AV), veio quando o espanhol David Silva em posição de “off side”, marcou para a Espanha e novamente o (AV) em perfeita sintonia com Zwayer, o avisou pelo ponto eletrônico da irregularidade do lance que foi anulado incontinenti.
A terceira participação decisiva do (AV) neste jogo, ocorreu quando Deulefeu marcou o segundo gol da Espanha - e o árbitro Felix Zwayer anulou o gol. O (AV) entrou em ação em sete segundos, e avisou ao árbitro central que o gol foi consignado legitimamente e o assistente havia se equivocado.
Pergunto (1): A CBF e/ou as federações de futebol teem ministrado treinamento ANTECIPADO aos apitos no que concerne o ÁRBITRO DE VÍDEO?
Pergunto (2): O árbitro José Woshington da Silva e equipe, que irão dirigir a primeira partida da decisão do Campeonato Pernambucano de Futebol, Sport x Salgueiro, no domingo (7 de maio), na Ilha do Retiro, receberam treinamento em alguma ocasião da federação de onde são egressos e orientações pertinentes de como proceder no que tange ao (AV)? Ou apenas nesta semana que antecede a decisão do aludido campeonato?
PS (1): Faço os devidos questionamentos sobre o ÁRBITRO DE VÍDEO, em relação ao futebol brasileiro, porque a arbitragem da KNVB (Holanda), da MLS (EUA), da Bundesliga (Alemanha), da Federação Portuguesa de Futebol e da Football Federation Austrália, estão desenvolvendo treinamentos com os seus árbitros há mais de seis meses.
PS (2): Enquanto isto aqui no Brasil, a informação que recebo é de que sequer os árbitros da  Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf), até a publicação desta coluna, receberam  algum treinamento no que tange ao ÁRBITRO DE VÍDEO.
DE PRIMEIRA: A CBF anunciou o retorno dos ÁRBITROS ADICIONAIS, no Campeonato Brasileiro da Série (A), deste ano. A CBF treinou os árbitros adicionais, no sentido de conscientizá-los das funções que devem desenvolver no transcurso das partidas? 
 Sentados da esquerda para à direita, Massimo Busacca e Pierluigi Collina - Crédito: CONCACAF/AFC
A ÚLTIMA: Faço as colocações do ÁRBITRO DE VÍDEO e dos ÁRBITROS ADICIONAIS, em face de que no Seminário Mundial de Arbitragem de Futebol, realizado há poucos dias, em Kuala Lampur (Malásia), na sede da Confederação Asiática de Futebol, Pierluigi Collina, o presidente do Comitê de Árbitros da FIFA e Massimo Buscacca, diretor de árbitros da FIFA, enfatizaram a necessidade imperiosa de treinar e/ou requalificar sobremaneira a arbitragem nestas funções.

   
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário