quinta-feira, 4 de maio de 2017

Brasil fará uso inédito do árbitro de vídeo

   Manoel Serapião Filho, membro do Painel Técnico Consultivo do (The IFAB) - Crédito: CBF

O futebol brasileiro fará o inédito uso da tecnologia do árbitro de vídeo (AV) no jogo entre Sport e Salgueiro, o primeiro da final do Campeonato Pernambucano 2017. A partida será realizada às 16h deste domingo (7), na Ilha do Retiro, em Recife (PE).
Será um dia histórico para o esporte mais popular do mundo. Após um ano trabalhando neste projeto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão colocar o árbitro de vídeo em prática. 

Desta vez, o uso será online, ou seja, com a comunicação aberta entre o árbitro de vídeo, na cabine, e o árbitro principal, em campo. No ano passado, a CBF havia feito dois testes offline, sem comunicação entre cabine e campo de jogo, na final do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo. Nesta temporada, os métodos foram testados em partidas de categorias de base realizados na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
O projeto inovador é brasileiro e foi criado com o apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). O árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações: - Foi gol / Não foi gol experimentos práticos do International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. A filosofia dos testes não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do futebol.
       Crédito: FIFA
O lema é “mínima interferência, máximo benefício”, com atuação da tecnologia em lances que podem mudar, diretamente, o resultado de um confronto. A questão do árbitro de vídeo não é trabalhar a questão: qual a decisão do árbitro está correta? Sua função é se perguntar: qual a decisão está, claramente, errada?
Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso – afirmou o secretário-geral do IFAB, Lukas Brud
O sistema de aplicação do árbitro de vídeo seguirá o protocolo aprovado pelo IFAB (clique aqui para ver os detalhes). A entidade está orientando os experimentos com AV em competições locais de 13 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Qatar, República Tcheca e Turquia. A FIFA também está testando esse nível de tecnologia este ano para o uso na Copa do Mundo Rússia 2018.
A universidade KU Leuven, da Bélgica, vem produzindo um banco de dados para analisar os experimentos do árbitro de vídeo. O IFAB espera tomar a decisão final sobre o uso do AV no futebol durante seu seminário anual, no primeiro trimestre de 2018.
Fonte: CBF

DE PRIMEIRA (1): A partir desta quinta (4), Curitiba sedia o encontro das Comissões de Arbitragens e das Escolas de Formação de Árbitros de todo o país, sob a regência do presidente da CA/CBF Marcos Marinho. Espera-se que o evento que irá acontecer nas dependências do Hotel Lancaster ao final, produza um novo paradigma de formação dos futuros apitos e bandeiras e, por conseguinte, de requalificação. Isto porque, o atual modelo de formação e requalificação empregado pelas federações de futebol há muito está ultrapassado.
DE PRIMEIRA (2): Exemplo característico de modelo ultrapassado na formação e capacitação dos seus árbitros, pode ser visto na Federação Paranaense de Futebol (FPF), que mesmo realizando inúmeros cursos nos últimos dez anos, não conseguiu formar nenhum árbitro com potencial de atingir o quadro da FIFA. O último apito formado na escola de árbitros da (FPF), foi Rodolpho Tóski Marques, da turma de 2004, que teve como professor Nelson Lehmkhul. Lembro que o atual dirigente da comissão de árbitros da (FPF), Afonso Vitor de Oliveira está no cargo há exatos dez anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário