sexta-feira, 12 de maio de 2017

Carrinha do vídeo-árbitro já está na Cidade do Futebol


A régie da vídeo-arbitragem está na sede da FPF para ultimar os derradeiros detalhes. A estreia live desta tecnologia em Portugal terá lugar na final da Taça de Portugal, no Jamor.
A régie do sistema vídeo-árbitro encontra-se, desde esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, para que sejam ultimados todos os detalhes para a estreia, que irá ter lugar na final da Taça de Portugal, no Jamor.
A carrinha, desenvolvida pela empresa Hawk-Eye Innovations, albergará a vídeo-arbitragem e todos os pormenores tecnológicos estão a ser instalados e testados para que, a 28 de maio, no Estádio Nacional, tudo possa desenrolar-se na perfeição. A equipa do Departamento de Informática, em parceria com a referida empresa, montou um centro de replay na Cidade do Futebol, equiparado àquele que estará no Jamor.
Durante as próximas duas semanas, os ensaios irão continuar, sendo que na semana que se segue os árbitros já entrarão em ação, com simulações que se assemelham ao que se irá passar durante o encontro do Jamor.
Depois de nove jogos testados em modo ‘offline’ (sem paragens do jogo nem comunicação com o árbitro de campo, existindo comunicação entre o VAR e o Árbitro de Suporte, na bancada), a Final do Jamor será, assim, o primeiro jogo realizado em Portugal com recurso a vídeo-árbitro ‘live’.
A Federação Portuguesa de Futebol é pioneira no processo de implementação desta nova tecnologia e escolheu a Final do Jamor, marcada para 28 de maio, domingo, para completar uma série de 10 jogos-teste para o VAR (Video Assistant Referee). A Taça de Portugal Feminina. agendada para 4 de junho, também contará com a assistência do vídeo-árbitro.
Fonte: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário