quarta-feira, 3 de maio de 2017

E SE UM ÁRBITRO SE LESIONAR?

                                                                      Crédito: CBF

Na matéria da última segunda-feira, “1º de maio, expõe o descaso e o atraso” -  num  dos tópicos abordamos que, o  árbitro de futebol no Brasil, apesar de estarmos no século 21, mesmo tendo fundamental importância dentro do contexto de um jogo de futebol, por ineficiência e descaso dos seus representantes na área sindical, não conseguiu até hoje, viabilizar uma legislação que lhe proporcionasse um mínimo de garantias.
24 horas após a postagem do aludido texto, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira (FIFA/SP), foi vitimado por uma contusão, quando dirigia uma partida da segunda divisão da Federação Paulista de Futebol.
Conduzido a um nosocômio da cidade de Diadema (SP), o indigitado árbitro foi atendido e, posteriormente, liberado para fazer os exames complementares, nesta quarta-feira (3). Informações recebidas no final desta quarta diz que, os exames foram protelados para amanhã (quinta-feira).
Diante do acontecido com Luiz Flavio e como o Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF das Séries (A) e (B), iniciam na próxima semana - e logo a seguir as Séries (C) e (D) -  e  como a Copa do Brasil está em andamento, pergunto: 1) Que tipo de assistência dará a CBF aos árbitros da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf), no Brasileirão em casos semelhantes ao de Luiz Flavio?
2) Se um árbitro, um assistente ou o quarto árbitro sofrer uma contusão de maior gravidade no transcurso de um jogo do Brasileiro ou na Copa do Brasil - (algo como uma fratura, distensão muscular, rompimento dos tendões, ou dos meniscos, traumatismo craniano, mal súbito ou uma cirurgia etc..), a CBF tem convênio com alguma operadora de saúde para prestar atendimento imediato à arbitragem da (Senaf)? Ou o árbitro vai ficar exposto a própria sorte no Sistema Único de Saúde (SUS)?
3) Se acontecer qualquer fato como acima mencionado, a CBF tem algum plano (B) para dar atendimento psicológico e auxiliar financeiramente o árbitro vitimado na sua recuperação?
4) A atual diretoria da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), que está à frente da entidade há sete anos ininterruptos e recolhe além da taxa anual de inscrição, mais 5% das taxas de arbitragem de todos os membros da (Senaf) quando em ação, tem algum convênio e/ou seguro aos seus associados se os mesmos vierem a sofrer algum tipo de contusão nos campeonatos da CBF?
5) Nas inúmeras reuniões de trabalho e congressos da Anaf, realizadas ao longo de sete anos, alguma vez foi discutido as questões elencadas neste texto?
PS (1): Para fazer os questionamentos em tela, nesta tarde contatei com vários árbitros e assistentes da (Senaf) -  e todos foram unânimes em afirmar que, desconhecem se a CBF ou a Anaf, possuem algum plano de saúde ou seguro visando  auxílio financeiro aos homens de preto, se ocorrer algum tipo de contusão com os membros da (Senaf).
PS (2): Dada a estratosférica arrecadação anual que obtém a CBF, oriunda dos diferentes patrocínios, é chegada a hora da entidade em conjunto com a Anaf, viabilizarem um plano de saúde e/ou seguro específico se acontecer alguma intempérie (contusão e/ou lesão) com a arbitragem que atua nas suas competições.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário