terça-feira, 2 de maio de 2017

UNIFICAR AS TOMADAS DE DECISÕES

         Crédito: CONMEBOL

Reunidos pela primeira vez na sede da Confederação Sul- Americana de Futebol (CSF), por iniciativa do presidente do Comitê de Árbitros da entidade, Wilson Luiz Seneme, os dirigentes das comissões de arbitragens filiados a CONMEBOL, discutiram culturas, usos, costumes e os mecanismos que devem ser empregados no sentido de capacitar o árbitro a interpretar e aplicar de maneira uniforme as REGRAS DE FUTEBOL, na América do Sul.
Foi uma tacada inteligente de Seneme, que gradativamente está implementando no setor do apito da CONMEBOL, uma série de medidas em consonância com a realidade que o futebol que se pratica no século 21, exige dos homens de preto.
Aprimorar o tempo de comunicação
Diminuir o tempo entre o acontecido no campo de jogo e a comunicação do fato pelo ÁRBITRO DE VÍDEO (AV) ao árbitro da partida, sem violar o protocolo do (The IFAB), é o objetivo do teste ao vivo, que será realizado no próximo dia 28, na decisão da Taça de Portugal, entre Benfica x Vitória de Guimarães.
O confronto em tela é aguardado com expectativa no que concerne ao (AV) – partida que terá a presença maciça dos dirigentes da FIFA, incluso vários membros do Comitê de Árbitros e seu presidente Pierluigi Collina, integrantes do (The IFAB), engenheiros e técnicos da empresa que está desenvolvendo os aludidos testes.
AV nas competições da Conmebol
Por falar em ÁRBITRO DE VÍDEO, deve chegar a América do Sul nos próximos dias, a empresa e o staff que irá treinar a arbitragem da CONMEBOL sobre o (AV). Lembro que a entidade Sul-Americana, através do seu presidente Alexandro Dominguez, obteve autorização da FIFA, para realizar o experimento nas fases decisivas da Copa Sul-Americana e Copa Libertadores da América.
  Carlos Eugênio Simon, ao lado do Rei do futebol, Pelé - Crédito - AP
PS: Sou questionado a respeito dos três melhores árbitros do futebol brasileiro de todos os tempos. Erros e equívocos, todos que labutaram ou labutam nesta área cometeram e cometem. Porém, nenhum árbitro no futebol pentacampeão teve e dificilmente terá a trajetória perfulgente de Carlos Eugênio Simon. O gaúcho de Braga, na nossa opinião, foi o melhor que vi atuar. O segundo melhor apito, foi Romualdo Arppi Filho, da Federação Paulista de Futebol, árbitro da final do Mundial de 1986, de Alemanha x Argentina, no México.  Fecha a trempe dos melhores, Heber Roberto Lopes (com a bola acima) - em atividade na Federação Catarinense de Futebol. Um descuido, o alijou de ter participado de uma Copa do Mundo.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário