segunda-feira, 1 de maio de 2017

Primeira reunião de Presidentes das Comissões de Árbitros da CONMEBOL.

            Crédito: CONMEBOL


A reunião começou com as palavras dos Membros da Comissão de Arbitragem da CONMEBOL, liderada pelo Presidente Wilson Seneme, que destacou a união das comissões de arbitragem na região. Destacou que "Esta reunião é fundamental, a intenção é que não seja a última”.

O objetivo é nos reunirmos regularmente, uma decisão que vai não só de nós, mas também de vocês. Queremos sugestões para desenvolver programas dentro da experiência que cada um possui. Ele agradeceu a presença do Chefe de Desenvolvimento de Arbitragem da FIFA, Manuel Navarro, pela participação da FIFA na primeira reunião.
Seguindo com as apresentações dos Membros da Comissão de Arbitragem da CONMEBOL, Héctor Baldassi destacou a importância do encontro. "Isso vai nos ajudar a entender o que realmente acontece em cada região. Quando tudo está bem ao árbitro, será de agrado para todos da Comissão de Arbitragem", afirmou. Hugo Muñoz, Membro da Comissão de Arbitragem da CONMEBOL, afirmou que a ideia principal era de gerar um espaço de confiança e de recuperar a credibilidade quanto ao futebol.
Óscar Julián Ruíz, também Membro da Comissão de Arbitragem da CONMEBOL, ressaltou a importância da arbitragem da América do Sul no mundo do futebol, recordando aqueles árbitros que comandaram finais de Copas do Mundo e da importância destas reuniões porque "Elas serão o suporte da arbitragem na América do Sul".
  Amélio Andino, membro do Comitê de Arbitragem da FIFA e diretor da Comissão de Árbitros do Paraguai, participou do evento.
Continuando com as exposições, Ubaldo Aquino, Membro da Comissão de Arbitragem da CONMEBOL, foi específico quanto a criação de estratégias ou mecanismos para que os árbitros possam ser objetos de uma formação contínua. Já o peruano Alberto Tejada , solicitou a implementação da nova visão moderna que está apostando a CONMEBOL.
No encerramento das apresentações, Jorge Larrionda, disse: "Devemos aproveitar o momento em que o futebol mundial está vivendo. Observar este momento como uma grande oportunidade de adaptação às novas políticas de desenvolvimento. Dar ao futebol a imagem que ele merece".
Logo, deu-se lugar para ouvir as experiências dos Presidentes das Comissões de Árbitros das Associações Membro, cada um contribuindo com ideias para a melhoria da arbitragem na América do Sul.
Fonte: CONMEBOL.com 

PS: Wilmar Roldán (FIFA/Colômbia), foi o árbitro designado pela Conmebol, para comandar Atlético/PR x San Lorenzo/Argentina, pela Copa Libertadores, nesta quarta (3/5), na Arena da Baixada. Roldán é um árbitro disciplinador, e não é dado a dialogar com atletas indisciplinados. Se houver dúvidas, perguntem a Rogério Ceni e Luis Fabiano, "o fabuloso".

PS (2): Na matéria: “1º de maio, expõe o descaso e o atraso”, não existe nenhum exagero deste colunista. Pelo contrário, é a realidade vivenciada pelo árbitro de futebol no Brasil, independente da categoria e de ser ou não do quadro nacional da CBF. Aliás, o texto deveria servir de reflexão à confraria dos homens de preto do futebol brasileiro - feita a reflexão, incontinenti, tomar iniciativas para não continuar ser manuseada e explorada como é atualmente pela CBF, no caso dos patrocínios no uniforme.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário