quinta-feira, 11 de maio de 2017

PUNIÇÃO “PEDAGÓGICA”



Se tivesse cumprido as prerrogativas preceituadas no manual das REGRAS DE FUTEBOL, ao ÁRBITRO, no clássico Atlético/PR x Coritiba, que deixou de ser realizado, quando foi escalado para dirigi-lo, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior (foto), da Federação Paranaense de Futebol (FPF), não seria punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/PR), e muito menos   punido nesta sexta-feira (11), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com trinta dias de suspensão.
No episódio do Atletiba que não saiu, Alves Júnior entrou como litisconsorte ao lado da (FPF), e dos clubes que proporcionaram um dos maiores vexames da história do futebol da Terra das Araucárias.
Bastava o árbitro aplicar as ações previstas na regra e entrar em contato com o responsável pelo policiamento – e incontinenti, solicitar a retirada das pessoas “estranhas”, que estavam nas circunvizinhanças do gramado da Arena da Baixada.
Que a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça (STJD), ao indigitado apito, sirva de “lição” aos demais homens de preto do futebol pentacampeão. E, por extensão,  que a categoria busque mecanismos que lhe deem independência, para tomar decisões em conformidade com as regras e regulamentos das competições que atuarem e, posteriormente, não sofrerem represálias das federações de futebol ou da CBF.
PS (1): A respeito do comentário postado aqui neste espaço, sobre o experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), no domingo (7/5), no jogo Sport/Recife x Salgueiro, pelo Campeonato Pernambucano, entendo que o experimento está em fase de testes e irá sofrer várias vicissitudes até atingir 100% de eficácia. Mas é imperativo que a CBF prepare a arbitragem  da (Senaf), para os próximos testes e, por consequência, os resultados sejam auspiciosos.
PS (2): No mês de março do ano em curso, postamos aqui que a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), por ocasião do FOOTBAL TASK, efetivado em Estoril (Portugal), obteve autorização do (The IFAB), para testar o (AV) nas quartas de final da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores da América.
PS (3): Mas é bom lembrar que o presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, já contatou com a FIFA e o (The IFAB), no sentido de trazer técnicos, engenheiros e toda a estrutura necessária para treinar a confraria do apito Sul-Americano.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário