segunda-feira, 8 de maio de 2017

COMISSÕES DE ARBITRAGEM PEDEM AJUDA À CBF

     Fotos: Fernando Torres/CBF
Reunidos no final de semana que passou em Curitiba, os dirigentes das comissões de arbitragens das federações de futebol de todo o país, decidiram redigir um documento em que pedem à CBF auxílio financeiro para implementarem um projeto de requalificação aos apitos e bandeiras dessas entidades.
Alegam os chefes das comissões de arbitragens, que a CBF não forma e não capacita os árbitros. Arbitragem que é emprestada pelas federações à CBF - e segundo Afonso Vitor de Oliveira, diretor da comissão da Federação Paranaense de Futebol (FPF), é chegado o momento da instituição que gere o futebol brasileiro dar a contrapartida às federações.    
A ideia em si é de extrema relevância e poderá ter efeitos auspiciosos no incremento da qualidade da arbitragem do futebol pentacampeão, desde que: 1) Como condição sine qua non, as comissões de arbitragens sejam submetidas a um processo de renovação na sua composição, já que a maioria vivencia o CONTINUÍSMO. 2) Cada federação dada as peculiaridades das regiões do país, deverá apresentar um projeto especificando quantos cursos serão realizados, o  conteúdo do programa de capacitação, nominando os instrutores e quanto vai custar o investimento na requalificação; 3) Fica a cargo da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (Enaf), formar os instrutores que deverão ser impreterivelmente, ex-árbitros com notório conhecimento sobre as REGRAS DE FUTEBOL.
4) Caberá a (Enaf) fiscalizar se o conteúdo do programa apresentado pelas federações à CBF está sendo cumprido, objetivando o desvio de finalidade. 5) É vedada a presença como instrutor de sindicalistas vinculados às associações e/ou sindicatos de árbitros; 6) A (Enaf) fará testes “surpresas” aos árbitros como faz a FIFA, com o intuito de avaliar os prós e os contra dos cursos de capacitação. Caso contrário, a CBF vai jogar dinheiro pelo ralo, e a qualidade da arbitragem vai continuar “Tudo como Dantes no Quartel de Abrantes”.
PS (1): Na medida em que se prepara uma pessoa para antecipar-se a um problema, ela está sendo treinada para solucioná-lo. Diante do motivado, o teste realizado pela CBF com o ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), na primeira partida decisiva do Campeonato Pernambucano, no domingo (6), no jogo Sport x Salgueiro, expôs de maneira clarividente que senão todas, algumas pessoas não foram devidamente preparadas para exercerem suas funções no aludido teste.
PS (2): É compreensível que o (AV) está em fase de experimentos, e muitos equívocos e/ou erros irão acontecer como os ocorridos no Mundial de Clubes da FIFA, no Japão, em dezembro de 2016. Porém, a lição de Recife foi objetiva: Tem que treinar e muito, a arbitragem brasileira se a CBF almeja apresentar resultados positivos ao (The IFAB).

PS (3): PS: Jonathan Fuentes (FIFA/URU), 34 anos, árbitro internacional desde 2015, vai comandar o confronto entre Universidade Católica do Chile x Atlético/PR, na próxima quarta-feira (17 de maio), pela Copa Libertadores.

2 comentários:

  1. Boa noite Valdir.
    Na próxima quarta (10/05), as 11h, no Plenário 4 do Anexo II da Câmara dos Deputados, ocorrerá uma audiência pública com o objetivo de "debater a decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça
    Desportiva no âmbito do Campeonato Paranaense de Futebol na temporada de 2017". O requerimento para a aludida audiência pública foi feito pelos Deputados Andres Sanches (PT/SP), Evandro Rogerio Roman (PSD/PR) e Flávia Morais (PDT/GO).
    Entre os convidados, estão HÉLIO PEREIRA CURY (Presidente da Federação Paranaense de Futebol), LEONARDO DE OLIVEIRA (Presidente do Paraná Clube), JOEL MALUCELLI (Presidente de honra do JMalucelli Futebol S.A), THIAGO CAMPOS (Presidente do Rio Branco Sport Club), VALDINEI SILVA (Presidente do Futebol Clube Cascavel); SÉRGIO MALUCELLI (Gestor do Londrina Esporte Clube), CARLOS DULABA (Presidente do Toledo Esporte Clube), RENATO GALVÃO CARRILLO (Auditor Relator do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná - TJD/PR), GILSON JOÃO GOULART JÚNIOR (Procurador-Geral da Procuradoria de Justiça Desportiva do TJD-PR), RONALDO PIACENTE (Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD), PAULO CÉSAR SALOMÃO FILHO (Relator do Processo nº 058/2017 no Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD), EDUARDO PEREIRA DE SOUZA (Coordenador Jurídico do JMalucelli), e MARCELO DE LIMA CONTINI (Advogado do JMalucelli).
    A pergunta que não quer calar: considerando que o Campeonato Paranaense de Futebol da 1ª Divisão já se encerrou, com a equipe campeã definida, qual o objetivo prático dessa audiência pública??
    Confira no link http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1550675.htm mais informações sobre o evento.
    Att.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Leandro. A troika de deputados formada por Andrez Sanchez, Evandro Rogério Romam e Flavia Morais, ao invés de se envolverem numa questão que a JUSTIÇA DESPORTIVA, já decidiu, e já foi definido o campeão, no caso, o Coritiba FOOTBALL Clube, deveriam estar a postos na Câmara dos Deputados para defender e impedir, que as conquistas sociais e/ou direitos da classe trabalhadora brasileira, sejam subtraídas das REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA
    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir