quinta-feira, 1 de junho de 2017

CONMEBOL ESTÁ ATRASADA EM RELAÇÃO AO (AV) ?


Autorizado pelo (The IFAB) no dia 5 de março de 2016, o experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV) num primeiro momento provocou enorme frisson no mundo da arbitragem. Quinze meses após sua aprovação, o que se tem de concreto a respeito da experiência é que apenas três instituições realizaram o experimento em alto nível, independente dos resultados.  
        Crédito: FIFA
A FIFA, a KNVB (Federação Holandesa de Futebol - basta acessar o seu site onde estão postados inúmeros testes) - e a Federação Portuguesa de Futebol. Há outros experimentos que estão sendo efetivados na (MLS) dos EUA, mas, nas categorias amadoras. Aliás, a final feminina da Federação Portuguesa de Futebol, acontece no domingo (4/6) - entre as equipes do Sporting x Braga. Também terá o ÁRBITRO DE VÍDEO. 

Lembro que a KNVB treina seus apitos há mais de um ano no que tange ao (AV). A FIFA vem treinando a arbitragem selecionada à Copa de 2018 sobre o (AV), na teoria e na prática há quatorze meses.

Os testes da entidade internacional com o (AV) aos homens de preto, iniciaram em abril de 2016 em Doha (Catar). Depois em Zurique na Suíça. Posteriormente nos EUA. Em fevereiro com as árbitras que irão participar do Mundial de 2019, na França, em Algarve (Portugal). E, o último teste, em abril do ano em curso, no Centro Federal de Coverciano em Florença (Itália). Qualquer dúvida consultar o site da FIFA nos idiomas espanhol e inglês, no link arbitragem.

O futebol brasileiro solicitou autorização para fazer o aludido experimento e até o momento, fez dois testes. Um no Rio de Janeiro em “Offline”. E, o outro ao vivo, na primeira partida decisiva do Campeonato Pernambucano de Futebol.
Teste que teve desfecho questionável, já que, mesmo com o auxílio do ÁRBITRO DE VÍDEO, o pênalti assinalado pelo árbitro central sofreu inúmeros questionamentos. Ressalte-se que o penal foi confirmado após cinco minutos e quarenta e três segundos de paralisação do jogo, Sport Recife/PE x Salgueiro/PE.

No último mês de março, no Workshop Football Task de Estoril em Portugal, o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Alejandro Dominguez, solicitou à FIFA autorização para realizar o aludido teste nas oitavas de final da Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana. A FIFA deu sinal verde.                            


No próximo dia 14, a CONMEBOL fará o sorteio e segundo informações no dia seguinte (15), será anunciado aos (16) clubes classificados às oitavas da Libertadores, a implementação do ÁRBITRO DE VÍDEO nas partidas, que terão início a partir do dia 4 de julho.

Pergunto: A exceção dos apitos e bandeiras que estão selecionados para o Mundial de 2018 na Rússia, e dos que atuaram e/ou estão laborando nos torneios da FIFA, os demais árbitros da CONMEBOL foram treinados ou tem uma previsão de quem irá treiná-los sobre o ÁRBITRO DE VÍDEO? Resposta: NÃO.
Será que a CONMEBOL, instituição de relevo internacional irá treinar a confraria do apito Sul-Americano sobre o (AV) “em cima do laço”?.

                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário