quarta-feira, 31 de maio de 2017

COERÊNCIA

Crédito: CBF

Coerência do latim (cohaerentia), é a coesão ou relação entre uma coisa e outra. Foi assim que observamos e entendemos  a escala da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série (A), elaborada pela Comissão de Arbitragem da CBF.
Falo em coerência porque, ao analisarmos jogo a jogo, os apitos e bandeiras que irão atuar e os desdobramentos dada a importância de cada partida dentro do contexto local e nacional, constatamos o elevado grau de equilíbrio acoplado a uma ingente capacidade cognitiva da CA/CBF, no momento da feitura da escala.
Diante do exposto, resta a confraria do apito brasileiro escalada neste final de semana colocar em prática as duas frases da trempe, Luiz Cunha Martins, Manoel Serapião Filho e Sérgio Corrêa, com o seguinte conteúdo: 1) “A arbitragem exige concentração, controle emocional, pleno domínio das REGRAS DE FUTEBOL, condicionamento físico, bom posicionamento em campo, firmeza nas decisões e, acima de tudo, imparcialidade e entusiasmo" e 2) “Arbitrar bem é sentir o jogo para possibilitar seu desenvolvimento natural, somente interferindo para o cumprimento das regras e, especialmente, do seu espírito”.
PS: A designação do melhor árbitro do futebol pentacampeão de 2016, Raphael Claus (FIFA/SP), para comandar o clássico Atlético/PR x Coritiba/PR, no próximo final de semana, é a prova cabal do profissionalismo que impera na atualidade na CA/CBF. Atletiba, que este colunista teve a honra de dirigir em quatro oportunidades, quando árbitro da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário