segunda-feira, 31 de julho de 2017

QUALIDADE DA ARBITRAGEM DECRESCEU


O desempenho da arbitragem no que concerne ao Campeonato Brasileiro da Série (A), nesta temporada, vinha alcançado índices que oscilaram entre o médio e o bom. Com o passar dos jogos e os ajustes que sofreram as equipes, e o equilíbrio técnico que tem sido a característica do principal torneio da CBF, alguns membros da confraria do apito estão explicitando sinais de total despreparo – despreparo que está explícito na sequência de erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL, nos últimos confrontos.

A maioria dos erros que temos observado, tanto do árbitro, como dos assistentes, na nossa opinião, está vinculado diretamente a três situações: precipitação, posicionamento inadequado e o pilar psicológico, ou seja, preocupação com a imagem da televisão, no momento de trilar o apito ou quando do levantar da bandeira. São raros os apitos e bandeirinhas, que contam até cinco mentalmente, antes de tomar uma decisão.

Dado os fatos incontestáveis que estão atingindo em escala crescente os homens de preto no Brasileirão na Serie (A), e a longevidade do torneio, é necessário que a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (Enaf), entre em ação imediatamente. Pois do contrário, a coisa tende a descambar e cabeças serão decepadas para aplacar a nuvem negra que está nas circunvizinhanças da arbitragem do futebol pentacampeão.
                                Crédito: CBF

PS (1): A CBF mudou o critério de seleção dos árbitros. Implementou os Analistas de Desempenho de Vídeo (ADV). Analista de Desempenho de Campo (ADC). Análise de Desempenho de Arbitragem (RADAR). Cadê os resultados?

PS (2): No espaço destinado ao presidente da CBF Marco Polo Del Nero, no manual das REGRAS DE FUTEBOL 2017/2018, o dirigente máximo da CBF afirma que: “O ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), cujo primeiro projeto foi encaminhado por nossa entidade, é um caminho sem volta. Conquanto, nós o desejammos por meio de um processo mais simples e ao alcance de todos”.

PS (3): Em 5 de março de 2016, o (The IFAB) estabeleceu um protocolo para o experimento do (AV) – lá está especificado que, o filiado que desejar fazer os testes como (AV), deverá cumprir a risca o estabelecido no aludido protocolo. Talvez por discordar do protocolo é que a CBF ainda não iniciou os treinamentos ao seu quadro de arbitragem. Fato que deixa a arbitragem brasileira em desvantagem em relação aos demais árbitros do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário