quinta-feira, 21 de setembro de 2017

CBF reúne supervisores de AV para treinamento

               Crédito: DFB

Dando prosseguimento às normas para a implantação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) na arbitragem nacional, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol reuniu grupo de 16 supervisores de AV para atualização de protocolo e revisão de instruções antes da preparação intensiva de árbitros e árbitros assistentes.  Presente em uma série de treinamentos realizados pela Conmebol nas últimas semanas, o instrutor técnico de VAR, Manoel Serapião Filho, comandou o trabalho teórico que consistiu em atualizar os supervisores sobre o conteúdo, alcance e limites do protocolo elaborado pela IFAB (International Football Association Board). 
O trabalho foi acompanhado pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho. Ele ressaltou aos supervisores que o avanço na utilização da tecnologia é muito importante para a consolidação de um quadro moderno de arbitragem no país:  
– O árbitro moderno precisa entender que a função dele está mudando e que o Árbitro de Vídeo vem para garantir uma arbitragem ainda melhor e mais eficiente. O árbitro terá que saber usar o AV com inteligência para não atrapalhar a dinâmica do futebol, que é a essência do uso da tecnologia. 
O grupo de supervisores trabalhou intensamente as chamadas “decisões revisáveis”, aquelas situações em que há a possibilidade de pedido de revisão pelo árbitro ou de sugestão pelo Árbitro Assistente de Vídeo (AAV). Nos próximos dias, 64 árbitros e árbitros-assistentes passarão por avaliações, treinamentos teóricos e práticos nos moldes do realizado pela Conmebol. 
– Desde março do ano passado, todos os cursos e treinamentos promovidos pela Comissão de Arbitragem da CBF têm o tema “Árbitro de Vídeo” como parte das atividades. Além disso, nós participamos de todos os workshops realizados pela FIFA sobre o AV em Londres, Amsterdã, New Jersey e Zurique. Agora, vamos dar mais um passo para a implantação do AV – explica Manoel Serapião. 
Fonte: CBF
Nossa Opinião: A CBF se vier a implementar o experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), será a última entidade dos grandes centros esportivos do futebol mundial, a aderir a aludida ferramenta. E, por extensão, o seu quadro de arbitragem, também será o derradeiro a receber o curso sobre o (AV). O que gostem ou não, coloca a membresia da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF), a frente apenas dos homens de preto do Continente Africano.
Ad argumentantum tantum – Os árbitros e assistentes da (SENAF), que participaram do treinamento do (AV), que é um contingente minoritário (quatro árbitros e dois assistentes) -  só conseguiram porque atuaram em competições da FIFA e mais recentemente no seminário da CONMEBOL. Quanto aos supervisores do (AV), a informação é de que com exceção de Sérgio Corrêa da Silva e Manoel Serapião, os demais a exemplo da maioria dos apitos e bandeiras da CBF, estão “TATEANDO” sobre o tema.    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário