terça-feira, 3 de outubro de 2017

O ÁRBITRO DE VÍDEO ESTÁ EM TESTE


Autorizado como experimento pelo (The IFAB), em 5 de março de 2016, o ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), está sendo ministrado pelos instrutores da CBF, desde o último dia 20 de setembro em Águas de Lindoia (SP), à confraria do apito da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf/CBF).

É importante destacar que, no protocolo definido pelo Board no que concerne ao teste do (AV), não há especificação de quando a experiência deva ser implantada.

O protocolo determina que, os testes deverão constar no REGULAMENTO do torneio da associação filiada a FIFA – caso específico da CBF. Ou então, o filiado a entidade internacional que desejar fazê-lo terá que solicitar por escrito a FIFA. É o que está contido no protocolo no idioma da FIFA - o (inglês).

É o que fez a CONMEBOL, em março deste ano à FIFA - durante o evento Football Task, em Estoril (Portugal). Naquela ocasião, o presidente da (CSF) Alejando Dominguez, fez o pedido para realizar os testes com o (AV), nas semifinais e finais da Copa Sul-americana e da Taça Libertadores da América. O que irá acontecer nos próximos dias.

O que o protocolo exige é que os testes sejam efetivados por empresas de excelência no ramo. Que os instrutores sejam altamente capacitados no assunto (AV). Que os estádios possuam as condições para implementação da tecnologia exigida no teste em tela, com o finalidade precípua de propiciar os resultados almejados nas experiências. E a arbitragem seja treinada 100% de acordo com o protocolo, e as prováveis nuances que poderão acontecer durante os treinamentos e nos testes.

Diante do exposto, a CBF está cumprindo rigorosamente o preceituado no protocolo do (AV) – e, poderá colocá-lo em execução, quando entender que todos os profissionais envolvidos no manejo de tão importante ferramenta tecnológica, estão aptos a manejá-la.

Ad argumentandum tantum – Em entrevista na sede da Federação Portuguesa de Futebol, há quinze dias atrás, David Elleray (foto), o diretor do Painel Técnico Consultivo do (The IFAB), e mentor do ÁRBITRO DE VÍDEO - deixou claro que o importante nos testes do (AV), é o cumprimento do protocolo e seus ajustes que ocorrerão naturalmente a cada experimento. Ajustes, que proporcionarão atingir os resultados no auxílio a arbitragem. 
Foto: FIFA - The IFAB

Clique no link a seguir e acompanhe um dos treinamentos do ÁRBITRO DE VÍDEO - https://www.cbf.com.br/cbf-tv/arbitragem/heber-roberto-lopes-transmite-experiencia-em-curso-1?page=0#.WdTxQlesDBQ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário