quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ARBITRAGEM: MODELO ATUAL FALIU

         Crédito: CBF
A Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) - realizará no período de 24 a 26 deste mês em Cuiabá (MT), a 45ª Assembleia Geral Extraordinária da entidade.

Observando a pauta, os temas que serão dissecados são de extrema relevância - e poderão otimizar as futuras ações da confraria do apito do futebol brasileiro. Pelo fato de ser uma assembleia, as decisões tomadas nesse evento são soberanas.

Foi pensamento na importância da assembleia que me veio a mente, diante do “caos” que solapa a nossa arbitragem, sugerir à (Anaf), que seja criada nesse acontecimento uma comissão de alto nível - formada pelos dirigentes da própria entidade – comissão que terá o objetivo precípuo de elaborar um projeto, que contribua para tirar a arbitragem do futebol detentor de cinco Copas do Mundo, do “fundo do poço”.

Projeto que contemple as melhorias que são necessárias nas diferentes áreas de atuação do árbitro, principalmente, quando no exercício da sua atividade no campo de jogo. E que o projeto seja supervisionado pelo presidente da Anaf, Marco Antonio Martins, que é uma pessoa inteligente e tem demonstrado comprometimento com as causas da confraria que o elegeu.

Poderia opinar – mas não vou me manifestar. Até porque, quem lê nossas colunas diariamente é testemunha ocular do conjunto de ideias e/ou sugestões, lá postadas e se lapidadas – poderão ser aproveitadas em benefício do incremento da classe dos homens que manejam os apitos e as bandeiras do nosso futebol.

ad argumentandum tantum – Visando proporcionar que a arbitragem que labora nas Séries (A e B) do Campeonato Brasileiro, somente interfira no transcurso dos prelios para cumprimento das REGRAS DE FUTEBOL e, especialmente, de seu espírito, a CBF implementou uma autêntica parafernália nesta temporada. 1) Analista de arbitragem de campo. 2) Analista de arbitragem de vídeo. 3) Delegado especial de arbitragem. 4) Tutor de arbitragem. 5) Sexteto de árbitros da mesma federação de futebol - já que todos se conhecem - o que facilita segundo a CBF, a comunicação durante os jogos. Deu “Chabu”. Desde então, não houve uma única rodada, em que a arbitragem não tenha interferindo negativamente nas tomadas de decisões, com ações em total descompasso conforme preceituado nas regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário