segunda-feira, 13 de novembro de 2017

INTERCÂMBIO VAI GERAR CRESCIMENTO À ARBITRAGEM


Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
O futebol como um dos principais fenômenos socioculturais do século XXI, é detentor da capilaridade de influenciar diversos segmentos da sociedade (econômico, político, cultural, social, etc.), englobando um contingente de elementos subjetivos ao ser humano, como: paixão, emoção, empolgação, expectativa, frustração, etc., levando-o a sentir uma diversidade de reações físicas: suor, lágrimas, sorrisos, tremedeiras, taquicardia, ações faciais e/ou verbais, entre outros. Devido a tais características subjetivas, o tema futebol não é fácil de ser analisado ou mensurado fielmente.

Dito isto, o anuncio do intercâmbio celebrado entre a CONMEBOL e a UEFA, além de inserir definitivamente a instituição Sul-americana no mundo globalizado do futebol, vai proporcionar crescimento qualitativo nos diversos segmentos da entidade que maneja o futebol da América do Sul.

Sobretudo, a arbitragem - área considerada carente, que manteve renitentemente ao longo das últimas décadas, os mesmos instrutores de arbitragem com didática ultrapassada em relação a arbitragem europeia. Comportamento que gerou um atraso considerável na evolução e, por conseguinte, no “modus operandi” da confraria do apito nas competições da (CONMEBOL). Mais um ponto positivo da excelente administração do presidente da entidade, Alejandro Dominguez.

PS: Apesar da parafernália implementada pela CBF no Campeonato Brasileiro desta temporada, composta pelo analista de campo de arbitragem, analista de vídeo de arbitragem, delegado especial de arbitragem, tutor de árbitros, seminários, circulares da CA/CBF e do (The IFAB)sobre as REGRAS DE FUTEBOL, não foi possível a revelação de nenhum árbitro (apito) promissor este ano no futebol brasileiro. A não ser que apareça um cretino e FABRIQUE algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário