quarta-feira, 1 de novembro de 2017

PARAFERNÁLIA NÃO DEU RESULTADOS


Analista de campo, analista de vídeo, arbitragem fixa (o sexteto de árbitros é da mesma federação de futebol), delegado especial e tutor de arbitragem, compõe o universo implementado pela CA/CBF nos últimos anos, para incrementar o desempenho dos apitos que atuam nos seus torneioscaso específico, da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf/CBF).

Melhorou a qualidade da arbitragem brasileira com as ações acima mencionadas? Resposta: Não. pelo contrário, a certeza e não a impressão é de que, os apitos e bandeiras da (Senaf) - mesmo tendo a disposição uma plêiade de ferramentas, com raras exceções, ao invés de evoluir, involuiram.

A avalanche de erros perpetrados de forma contumaz pela arbitragem nas Séries (A e B) do Brasileirão - exibidas pela TV em todos os jogos, atestam de maneira inafastável que, os árbitros não entenderam e, por consequência, não sabem utilizar a gama de recursos que teem - ou então, estão descumprindo as normas preceituadas pela CA/CBF.

Detalhe: A CBF reuniu antes do início do Brasileiro e vem reunindo e ministrando cursos durante esta temporada, à todo o contingente nominado no primeiro parágrafo. E, por derradeiro, todos são remunerados com pecúnia (taxas, diárias, hospedagem, viagem de carro e/ou avião).

Diante do motivado pergunto: Quem são os culpados pelo desempenho medíocre da arbitragem nos torneios da CBF neste 2017? A CA/CBF? Os membros da (Enaf)? Os analistas de campo? Os analistas de vídeo? Os delegados especiais ou os tutores de árbitros? Aliás, quem é que analisa os relatórios efetivados pelos "analistas de vídeo e de campo"?

Com o quadro de fragilidade aqui mencionado no setor da arbitragem do país detentor de cinco títulos mundiais de futebol, quem será o árbitro (apito), revelação em 2017? Resposta: Não tem. Só se a CBF “FABRICAR” alguém. 

E, quando em revelação, falo de árbitro com o potencial de Ricardo Marques Ribeiro, que alcançou o quadro da FIFA com (30) anos. Rodolpho Toski Marques (30). Dewson de Freitas e Anderson Daronco (foto), ambos com 34 anos e com know-how de gente grande.

ad argumentandum tantum – Aqui neste espaço teci severas críticas ao árbitro Pericles Bassols Cortez (ao centro acima - foto), que dirigiu na terça (31), o confronto Paraná Clube/PR 1 x 2 Oeste/SP. Nesta oportunidade, enalteço o seu comportamento profissional e irretocável nas tomadas de decisões na aludida partida. Show!

Nenhum comentário:

Postar um comentário