quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ÁRBITROS DEVEM PROTEGER A IMAGEM DO FUTEBOL

    Pierluigi Collina, no Centro Técnico Federal de Coverciano de Florencia (Itália), observando o treinamento da arbitragem pré-selecionada ao Mundial de 2018 - Crédito: FIGC

Há pouco mais de duas semanas (12/2), na palestra que realizou aos árbitros da UEFA, o presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, Pierluigi Collina, enfatizou a necessidade imperativa de os árbitros protegerem a imagem do futebol.

No encontro com a confraria do apito europeu, Collina disse: “Proteger a imagem do futebol significa que o árbitro deve punir em conformidade com as REGRAS DE FUTEBOL, àqueles atletas que desrespeitam a autoridade da arbitragem, independente se for antes, durante, no intervalo ou após o fim dos prélios – e, por conseguinte, colocam em risco a integridade física (de maneira intencional e/ou não medem as consequências quando da disputa da bola em (determinados lances) com seu  adversário”.

Collina foi mais longe: “ O jogo de futebol, deve ser um espetáculo de entretenimento, e os artistas do espetáculo que são os atletas, devem ter totais condições para desenvolver suas habilidades”.

“E o único responsável à quem o (The IFAB) dá poderes irrestritos para manter a ordem no campo de jogo, é o guardião as regras, o ÁRBITRO – finalizou, Pierlugi Collina”.

Lembro que Collina foi eleito pela (IFFHS) Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, seis vezes consecutivas o melhor árbitro de todos os tempos do futebol mundial.

PS: Apesar da pauperidade técnica das partidas dos campeonatos regionais neste início de temporada, acoplada a ausência  do torcedor nos estádios, tenho observando neste início de temporada do nosso futebol, e nos confrontos iniciais da Copa Libertadores da América, que os árbitros Raphael Claus (SP) e Wilton Pereira Sampaio (GO), estão alinhados com a filosofia do homem que comanda a arbitragem da FIFA. 
    
PS (2): Nesta quarta (28), na cidade portuária de Manta (Equador), Rodolpho Toski Marques (FIFA/PR), 30 anos de idade, a maior revelação do futebol brasileiro da última década, formado pelo ex-diretor de árbitros da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Nelson Orlando Lehmkuhl, em março de 2006, estreia como árbitro na Libertadores da América, na partida entre Delfin (Equador) x Bolívar (Bolívia).

PS (3): Além do dom, feeling, talento, timing e sobretudo vocação, Toski Marques, teve uma plêiade de instrutores e amigos que lhe incentivaram chegar aonde chegou.

PS (4): Para que os dissimulados não se sobreponham a verdade, nomino as personagens que detectaram as qualidades de Toski Marques. Alicio Pena Júnior, Ana Paula Oliveira, Claudio Cerdeira, José Mocelin, Marcos Marinho, Manoel Serapião, Nilson Monção, Sérgio Corrêa, o presidente do Comitê de Árbitros da CONMEBOL, Wilson Luiz Seneme, o instrutor FIFA e membro da CONMEBOL Oscar Ruiz, o comentarista da Fox Sports e melhor árbitro do futebol brasileiro de todos os tempos, Carlos Eugênio Simon, Marcelo Marçal do APITO NACIONAL, PPJ Voz do Apito e este colunista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário