quinta-feira, 22 de março de 2018

ÁRBITRO DE VÍDEO REQUER PLANEJAMENTO

   RECORD/PORTUGAL

Durante os dias (21 e 22) do mês em curso, o futebol português via um de seus filiados o Sporting, patrocinou o seminário denominado o [Futuro do Futebol]. Evento que teve a participação das principais potências do futebol mundial, menos do futebol brasileiro. 
 
No que diz respeito a arbitragem, o tema principal foi o ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), e, sua dinâmica de funcionamento. Dinâmica que visa propiciar mínima interferência e máximo benefício.

Foram selecionados para exibir lances dos seus torneios sobre o tema e discuti-los, os diretores do projeto do (AV) da Bundesliga (Alemanha), MLS (EUA) e da Federação Portuguesa de Futebol
 
As Ligas em tela, foram escolhidas pelos organizadores do seminário porque, implementaram o experimento há mais de um ano, e mantém uma rotina de treinamentos semanais à arbitragem e demais segmentos envolvidos.

A confraria dos homens de preto da Bundesliga, treina em dias e horários alternados no Centro de Treinamento da cidade de Colônia. Na MLS, o fato se repete com a arbitragem local. E Portugal os apitos e bandeiras top de linha, treinam três vezes por semana.

As Ligas acima mencionadas em conjunto com os campeonatos da Itália, Holanda, França e a Copa da Inglaterra, acoplado aos testes realizados nos torneios e nos amistosos da FIFA, foram decisivos para a implementação do (AV) na Copa do Mundo da Rússia.

Experimentos que foram planejados e ajustados paulatinamente, disseram os diretores das nominadas ligas, de acordo com os resultados - e em conformidade com o protocolo estabelecido pelo (The IFAB), em 3 de março de 2016.

ad argumentandum tantum – Enquanto o primeiro mundo do futebol, reuniu-se e discutiu em alto nível melhoras ao desenvolvimento do futebol, inclusa a arbitragem e as ferramentas tecnológicas disponíveis para viabilizar que as decisões do árbitro aproximem-se da realidade, a CBF que contestou o protocolo do (AV) em várias ocasiões, e realizou apenas dois testes pífios em dois anos, realizou cursos para analistas de campo. 
 
ad argumentandum tantum (2) – Na recente requalificação que fiz sobre Marketing, as diretrizes aplicadas afirmaram que: “Além da objetividade sobre a propaganda e/ou tema, dado os inúmeros problemas que a sociedade do século 21 enfrenta, devemos sempre que necessário, repetir aquilo que é de interesse dos segmentos que desejamos atingir”. 

ad argumentandum tantum  (2) - Pois do contrário, os concorrentes podem afirmar diferente, ganham o cliente, e em alguns casos a mentira se sobrepõe a verdade dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário