quarta-feira, 25 de abril de 2018

A RESPONSABILIDADE DA CBF É TOTAL



Há poucos meses atrás, conversando com um dirigente da CBF, a respeito da ausência de renovação e os motivos da decadência da arbitragem brasileira, sobretudo, da Seleção Nacional de Árbitros Futebol (Senaf), ele me disse: “A CBF não pode ser responsabilizada, porque ela toma os árbitros e assistentes emprestados das federações de futebol”.

Ato contínuo, questionei o dirigente com quem falava, sobre a falta de imparcialidade e qualidade dos analistas de campo, e as implicações de vários deles com associações e sindicatos. A resposta veio na mesma toada. “A CBF não tem condições de se opor, porque eles são indicados pelas federações”.

Não satisfeito com as explicações, fiz um questionamento com amplitude nos seguintes termos. O Campeonato Brasileiro de Futebol e as demais competições da CBF, são geridas por quem? Quem faz o regulamento dos torneios? Quem estabelece se os estádios estão aptos a sediar os jogos?

Quem confecciona as tabelas? Quem dá condições de jogo via (BID) aos atletas? Embora as indicações da arbitragem sejam das federações, quem é que ministra cursos, testes teóricos, físicos e práticos a arbitragem, e define o quarteto e/ou sexteto de árbitros via sorteio para os prélios?

Quem é o responsável pela entrega da vestimenta que a arbitragem é OBRIGADA a usar, em todas as competições da CBF? Quem determina a empresa aérea para a arbitragem viajar ao destino das partidas, e o horário dos jogos?

Os mesmos procedimentos com uma ou outra exceção, são adotados aos analistas de campo. É verdade que apitos, bandeiras e os analistas de campo, são indicações das federações.

Agora, a responsabilidade de tudo que você acabou de ler, é exclusiva da Confederação Brasileira de Futebol. E, de mais ninguém.

PS: O que a arbitragem brasileira necessita para resgatar a credibilidade qualitativa, e a CBF não teve o cuidado de fazer nos últimos anos, é uma oxigenação irrestrita em todos os setores do departamento de árbitros da entidade. Pois do contrário, tudo vai continuar como “DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário