quarta-feira, 23 de maio de 2018

ARBITRAGEM PARANAENSE EM DESTAQUE

  Sexteto de arbitragem da FPF -  Crédito: CBF

É fato incontestável a decadência qualitativa dos homens de preto, que atuam do eixo Rio-São Paulo. Os cariocas há muito tempo não teem um apito de excelência. Os paulistas torcem por Rafael Claus -, e a partir dele as opções são precárias. Os apitos e bandeiras gaúchos estão sobrevivendo de Anderson Daronco, e mais ninguém. Os mineiros estão circunscritos a Ricardo Marques como única opção. 

Wilton Pereira Sampaio, é a única estrela da região Centro Oeste. Mas, precisa definir um estilo de arbitragem, para quando atuar nas competições do futebol brasileiro. E os homens que manejam os apitos e as bandeiras das regiões Nordeste e Norte, foram “esquecidos” pela CBF e suas federações.

Premida pelo cenário acima mencionado, em função da ausência total de investimentos de renovação da CBF e das federações de futebol na arbitragem, a comissão de árbitros da entidade, foi obrigada a quebrar o paradigma de favorecer o eixo Rio-São Paulo – a solução encontrada foi navegar em outras plagas, na busca de novos árbitros e assistentes, que até então eram meros desconhecidos.

Braulio da Silva Machado e seu compatriota Rodrigo D’Alonso, ambos da Federação Catarinense de Futebol, e o dueto do Paraná, composto por Paulo Roberto Alves Júnior e Rafael Traci, são exemplos cristalinos do que falamos no parágrafo anterior. Ressalte-se que todos até o momento em que escrevemos a coluna em tela, nos jogos em que atuaram, tiveram performance em consonância com as Regras de Futebol e as diretrizes do (The IFAB).  

Confesso que ao constatar a designação da arbitragem da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série (A), e contemplar três sextetos de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF), fiquei felicíssimo. Sobretudo, por observar a presença de Paulo Roberto Alves Júnior, no clássico, Santos/SP X Cruzeiro/MG. O nominado prélio é a oportunidade para deslanchar ou voltar à Serie (B).

ad argumentandum tantum – Reafirmo que o diretor de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca e o presidente do Comitê de Árbitros da entidade internacional, Pierluigi Collina, receberam e observaram vários DVDs com as atuações do quarteto de árbitros, Anderson Daronco, Raphael Claus, Rodolpho Toski Marques e Wilton Pereira Sampaio.

PS: Nosso Blog não posta bobagens. Podemos errar porque somos humanos. E quando errarmos, queremos ser corrigidos incontinenti. Há espaço para comentários e o contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário