sexta-feira, 25 de maio de 2018

Milorad Mažić apita a final da Liga dos Campeões

                                                                                Crédito: FIFA


O sérvio Milorad Mažić (foto), foi designado pela UEFA, para comandar a partida final da Liga dos Campeões, neste sábado (26), entre Real Madri x Liverpol em  Kiev (Ucrânia). A finalíssima sera disputada no NSC Olimpiyskiy Stadium (Complexo Esportivo Nacional Olímpico), com capacidade para 70.050 espectadores.

O prélio em tela para os europeus é similar a Eurocopa, já que, trata-se da maior competições de clubes de futebol do planeta.

Mažić será auxiliado pelos seus compatriotas, árbitros assistentes Milovan Ristić e Dalibor Djurdjević e os árbitros assistentes adicionais Nenad Djokić e Danilo Grujić. 

Clément Turpin (França) será o quarto árbitro. Com o árbitro assistente reserva, sendo o sérvio, Nemanja Petrović.

Mažić é da cidade de Vrbas, 25 mil habitantes, localizada a 130 quilômetros ao norte de Belgrado.

Diretor de um empresa de carne, Mažić entrou na arbitragem aos 20 anos. Sofreu uma séria lesão como jogador de futebol. Contusão que o levou a abandonar a carreira de atleta, e enveredar para a arbitragem.

O árbitro da final de amanha e sua equipe foram ao estádio nesta sexta-feira (25), onde acontecerá o confronto, visando acertar os últimos detalhes, supervisionados pelos instrutores de arbitragem da UEFA.

A UEFA disponibilizou à arbitragem dessa decisão, um estudo completo, onde foi exposto as táticas e as características dos jogadores, que irão atuar nesse jogo.

Aliás, a UEFA considera extremamente importante, que, os árbitros tenham conhecimento macro das equipes. O escopo principal é evitar ao máximo transtornos no decorrer da peleja.

ad argumentandum tantum – O árbitro central dos jogos da Copa do Mundo da Rússia, será acionado durante o jogo, pelo Árbitro Assistente de Vídeo (AV), em casos  em que acuidade visual da arbitragem falhar e/ou equivocar-se. Porém, a decisão final após consultar o monitor, que, ficará em local privilegiado, e somente o árbitro poderá checar o fato, será do árbitro da partida e de mais ninguém.

4 comentários:

  1. Só acrescentando que nem todos os lances que serão analisados os arbitros vão conferir no monitor.Por exemplo,impedimentos,falta dentro ou fora da área e erros de identidade

    ResponderExcluir
  2. O protocolo do (The IFAB) nomina quatro situações, já amplamente conhecidas em que o Árbitro de Vídeo deverá intervir. Porém, diante dos ajustes efetivados nos últimos seminários da arbitragem, que irá atuar no Mundial da Rússia, e que está guardado a "sete chaves", não sei se não teremos novidades quanto a participação da aludida tecnologia nos jogos da Copa.
    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir
  3. No site da Fifa tem uma matéria sobre como será o uso na copa.La explica os lances em que o árbitro tem que ir no monitor e os que não tem necessidade

    ResponderExcluir
  4. Li e revi várias vezes a matéria sobre a dinâmica de funcionamento do Árbitro de Vídeo, na Copa da Rússia no site da FIFA. Apenas estou relatando que dada as nuances de um jogo de futebol, de repente poderemos ter "surpresas". Hoje dia 30/5, tem outra matéria no aludido site sobre o tema, Árbitro de Vídeo.
    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir