sexta-feira, 11 de maio de 2018

O ÁRBITRO DE VÍDEO NA COPA DA RÚSSIA



A arbitragem que vai atuar nos (64) jogos do Mundial da Rússia, a partir do próximo dia 14 de junho, terá um reforço considerável para auxilia-la em lances onde houver dúvidas. O Árbitro de Vídeo (AV). Tecnologia que foi autorizada pelo (The IFAB), em março de 2016, e testada em mais de oitocentos jogos ao longo dos últimos dois anos, cujos testes apontaram percentual de eficiência de 98,7%.

A equipe de Árbitro Assistente de Vídeo (AAV), vai ficar instalada numa sala no Centro Internacional de Radiodifusão (IBC), em Moscou, capital da Rússia. As imagens capturadas nos (12) estádios da Copa, serão transmitidas via fibra ótica ao centro em tela, para as trinta e três câmeras disponíveis ao (AAV). Sendo que oito dessas câmeras permitem gravação em câmera lenta e seis de gravações ultra lentas. Além de duas exclusivas, para o impedimento.

A equipe do (AAV) terá um árbitro no comando - e três assistentes assim denominados. AAV (1), AAV (2) e AAV (3). Essa equipe contará ainda com quatro operadores de vídeo, que irão selecionar e disponibilizar as melhores imagens da partida. Dois serão responsáveis em pré-selecionar os lances com maior probabilidade de serem utilizados. Já os outros dois operadores, reproduzirão os lances escolhidos pelo (AAV) principal e seu auxiliar (2).
  Marcelo Van Gasse à esquerda, Sandro Ricci com a bola e Emerson Carvalho á direita - Crédito: FIFA

O Árbitro Assistente de Vídeo principal observa as imagens numa câmera específica, em um monitor específico e analisa os incidentes em um monitor divido em quadrantes. Somente o (AAV) principal, poderá fazer contato com o árbitro central da partida. Há outras situações envolvendo a equipe do (AAV), mas, as de maior relevância estão aqui.

A FIFA selecionou e treinou durante quatro anos, (36) árbitros e (63) árbitros assistentes ao Mundial de 2018.  Sendo que (13), foram selecionados a parte para desempenhar a função (AAV), em função do perfil demonstrado durante os treinamentos realizados nos seminários da FIFA.

O futebol brasileiro será representado na Copa do Mundo da Rússia, pelo árbitro Sandro Meira Ricci (PR) e os assistentes Emerson Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP). Além do árbitro, Wilton Pereira Sampaio (GO), que irá desempenhar a função de (AAV).

PS: O gráfico acima da FIFA, reproduz como será realizada a captação e a transmissão das imagens até o centro onde ficará sediada a equipe de Árbitro Assistente de Vídeo.

ad argumentandum tantum - Desde o reconhecimento da atividade do árbitro de futebol como profissional em 2013, a arbitragem brasileira no que concerne ao sindicalismo, patina no mesmo lugar ininterruptamente, por má-vontade. A a arbitragem não avançou, porque os sindicalistas não quiseram. Portanto, fazer um curso de gestão aos presidentes de associações e sindicatos da categoria, é uma tremenda "empulhação". 
   Crédito: MHDB
ad argumentandum tantum (2) - Carlos Eugênio Simon (foto), o maior árbitro brasileiro de todos os tempos do futebol brasileiro, embarca para Moscou no próximo dia 2 de junho. A Fox Sports terá, cem profissionais atuando no Mundial da Rússia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário