segunda-feira, 11 de junho de 2018

Simon: 20 árbitros irão auxiliar no VAR durante a Copa; entenda como funciona a tecnologia

Carlos Eugênio Simon, o maior árbitro brasileiro de todos os tempos, e atual comentarista da maior rede de esportes do planeta, a Fox Sports, traça neste articulado uma síntese da dinâmica de funcionamento do árbitro de Vídeo, e sua expectativa sobre o desempenho da confraria do apito que vai laborar no Mundial da Rússia. Leia a  seguir a opinião de Simon (foto), ao lado Massimo Busacca, o diretor de arbitragem da FIFA.  

Blog do Simon
Cheguei na Rússia no último dia 3 de junho, juntamente com a equipe do FOX SPORTS, para participar da cobertura da Copa do Mundo 2018. Trata-se da 21° edição deste evento que foi disputado pela primeira vez em Montevidéu no Uruguai, no ano de 1930.


Retorno à competição onde vivi alguns dos momentos mais expressivos da minha carreira como árbitro, em três Copas (2002,2006 e 2010, dentro do campo, e em 2014 já como comentarista). Nesta Copa novamente estarei analisando o desempenho dos profissionais do apito e das bandeiras. 

Aliás, cabe ressaltar, no que diz respeito à arbitragem no Mundial da Rússia, que será histórico. Pela primeira vez os árbitros poderão contar com o auxílio do árbitro de vídeo VAR (sigla em inglês de Video Assistant Referee).

Serão 33 câmeras instaladas em cada um dos estádios que receberão as 64 partidas do certame. O recurso será utilizado apenas em erros na marcação de gols, pênaltis, expulsões e identificação de jogador que receber o cartão vermelho. 

O VAR será usado como apoio, com a decisão final do lance sendo exclusivamente do árbitro de campo. Serão 4 integrantes na equipe por jogo dentro da sala e mais 4 especialistas em tecnologia.

Foram chamados 13 árbitros que vão trabalhar somente como VAR, e conversando com o ex-árbitro e hoje um dos responsáveis pela arbitragem, Massimo Busacca (na foto acima), fiquei sabendo que outros sete trabalharão como árbitros centrais e de vídeo, totalizando 20 profissionais.

Será extremamente interessante testemunhar as consequências desta inovação tecnológica na maior competição esportiva do mundo da bola, celebração que mostra a vitalidade do esporte que reúne mais aficionados em todo o planeta. 
 Altemir Hausmann, Pierluigi Collina, Roberto Braatz e Carlos Eugênio Simon, na Copa do Mundo da África do Sul

De minha parte vou dedicar o melhor do meu conhecimento para fazer aos telespectadores do canal FOX SPORTS todas as emoções da Copa do Mundo da Rússia 2018, desejando que ao Brasil conquiste a taça.
Que venha o Hexa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário