segunda-feira, 23 de julho de 2018

ARBITRAGEM: PROCURA-SE UMA "BÚSSOLA"

Discordar das decisões da arbitragem com palavras ou ações, é a infração "campeã" do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Embora esteja configurado  na  Regra 12 [Faltas e Incorreções], que os jogadores que praticarem a infração em tela, devem ser advertidos com cartão amarelo, a arbitragem que atua no principal torneio da CBF vem postergando a aplicação da regra. 

Por que os árbitros não punem os infratores? Medo de não serem escalados? Omissão e conivência? Ou desconhecimento da regra?

Outra indisciplina em "voga" atualmente no Brasileirão, diz respeito ao comportamento dos técnicos na área técnica. O vocabulário proferido pelos treinadores e captado pelos microfones, que ficam em posição estratégica a beira do gramado e as imagens exibidas pelas TVs, atestam de maneira inexorável o desrespeito total desses profissionais, contra o quarteto de arbitragem.

Na 14ª rodada presenciamos várias ações no mínimo desrespeitosas dos técnicos, contra a confraria do apito. 

A mais contundente na nossa opinião, aconteceu no prelio Cruzeiro/MG x Atlético/PR, no domingo à noite no Mineirão.

Sobraram argumentos para o quarto árbitro solicitar ao árbitro Jean Pierre, a exclusão da área técnica do senhor Mano Menezes, da equipe mineira. Mas o quarto árbitro, fez "ouvidos moucos".

Treinador que é useiro e vezeiro nesse tipo de comportamento, ou seja, contesta veementemente as decisões da arbitragem perante o quarto árbitro.

Contestações, captadas pela TV e ouvidas pelo microfone da TV, que exibia a partida acima nominada. 

Agora, os fatos aqui narrados estão acontecendo desde meados do ano passado - a CBF que deveria tomar posição se calou e, a tendência é termos o acentuamento de tudo que foi dito acima. 

Resultado: Temos uma arbitragem omissa, acuada, sem ação e a procura desesperada de uma "bússola" que lhe aponte uma direção.
  Crédito: The Espectator

PS: O alto valor "econômico" alegado pela cartolagem dos clubes da Série (A), e a consequente recusa da implantação do Árbitro de Vídeo (AV) no Brasileirão de 2018, já propiciou vários prejuízos às equipes. A rodada do meio de semana que passou, e do último domingo, tiveram lances que se o (AV) estivesse em ação os prejuízos poderiam ter sido evitados. 

Acompanhe o Bicudo no Twitter - clicando no link -  https://twitter.com/Valdircbicudo  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário