terça-feira, 4 de setembro de 2018

O FIM ESTÁ PRÓXIMO

Os escândalos envolvendo a trempe, Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, que comandaram a CBF, jogou a credibilidade da entidade na lata do lixo. 

Os escândalos protagonizados pelas pessoas acima nominadas, deu início a uma fragilidade que é latente no atual comandado da CBF - não é segredo para ninguém, que a FIFA e a CONMEBOL, sobretudo, após a votação contrária da CBF para que a Copa do Mundo de 2026, fosse realizada no Canadá, EUA e México, passaram a adotar um tratamento totalmente diferenciado em relação a CBF.

Na ocasião, foi fechado um acordo entre as 10 entidades da CONMEBOL, no sentido de todos votarem no Canadá, EUA e o México. 

Repentinamente na hora da votação, a CBF votou no Marrocos. E um clima de "traição" ficou pairado no ar, e pelo andar da carruagem, estigmatizou a CBF no cenário internacional.

Sem uma referência na América do Sul e na Fifa, o futebol brasileiro vem definhando paulatinamente - e, um dos setores mais importantes, a arbitragem vem patinando como carro atolado no "banhado" pelo segundo ano consecutivo. 

Mas a queda da qualidade da arbitragem que labuta nas competições da CBF, não se circunscreve apenas a falta de ética dos atos dos ex-presidentes. A Comissão de Arbitragem atualmente, é dirigida por Marcos Marinho, que nunca apitou um prelio de pelada de menino de conjunto habitacional. A Escola Nacional de Arbitragem da CBF nos últimos anos, ao invés de treinamento prático no campo de jogo, ao quadro nacional dos apitadores, vem optando pela teoria.  

Outro fato que enfraqueceu a qualidade da arbitragem no Campeonato Brasileiro, diz respeito a posição da CA/CBF em realizar seminários para um grupo restrito de apitos e bandeiras da Fifa e aos árbitros e assistentes promissores. 

O que tem impossibilitado, que os demais membros da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf), no total são seiscentos pessoas entre (árbitros e assistentes), tenham as mesmas condições daqueles que participam dos aludidos seminários.  

Ressalto ainda que, a CBF visando melhorar o desempenho dos homens de preto que laboram nos seus torneios, implementou a partir de 2017, o Relatório de Análise de Desempenho de Arbitragem (RADAR) - que foi anunciado como uma ferramenta para avaliar cientificamente a atuação e melhorar o desempenho da confraria do apito no Campeonato Brasileiro. 

Como há um incremento recorrente dos erros de arbitragem, fica clarividente que o RADAR não atingiu o seu objetivo precípuo.

Sem falar que a CBF mantem tanto nas Séries A e B, em todas partidas, delegados, inspetores etc......

Tudo indica que o reinado do povo que está na CBF em cargo de direção está chegando ao fim. Tomara! 

ad argumentandum tantum - Enquanto a CBF ficou 25 meses discutindo e questionando o protocolo do The IFAB do VAR, e afirmando que estava na busca de parceiros para sua implementação que não apareceram,e que Manoel Serapião era o autor do projeto, o mundo do futebol evoluiu e o Arbitro Assistente de Vídeo ou VAR como queiram, expandiu-se por todos os Continentes.
                          Crédito: UEFA 
ad argumentandum tantum (2) - Quando chegar a América do Sul no próximo dia 7 de setembro, o Presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, Pierluigi Collina (foto)  - tomará conhecimento de que tem gente que não realiza os 4 testes físicos estabelecidos pela FIFA aos árbitros do quadro da entidade que controla o futebol no planeta.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário