segunda-feira, 26 de novembro de 2018

E SE A SEDE DO THE IFAB FOSSE NO BRASIL?



O título acima me veio à mente, observando a sequência de erros claros com interferência direta nos resultados dos jogos, pela confraria do apito - que labora Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF, nesta temporada. Foi um ano atípico. A arbitragem da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf), flertou com os erros rodada após rodada. 

Penso que se os membros do (The IFAB) presenciassem tamanha quantidade de equívocos e/ou erros, como se viu no Brasileirão/18 - a entidade responsável pelas REGRAS DE FUTEBOL e, também por autorizar experimentos e modificações nas regras, tomaria providências.

Talvez o (The IFAB), fizesse uma requalificação ampla, total e irrestrita sobre as regras com os homens de preto do nosso futebol. Quiçá extinguisse a (Senaf) ao final do Campeonato Brasileiro este ano - e criasse uma nova (Senaf) em 2019. 

[E, quem sabe como "medida extrema", diante da avalanche dos erros de interpretação dos nossos apitos, o (The IFAB) propusesse algumas alterações nas leis que regem o futebol dentro das quatro linhas, que se adequassem as diferentes interpretações que a arbitragem brasileira aplicou a cada rodada nas Séries A, B e na Copa do Brasil].

O retrato inexorável das atuações prejudicais ao futebol brasileiro pela (Senaf) neste ano, deveriam servir de parâmetro à futura diretoria da CBF e, por extensão, a nova Comissão de Árbitros da entidade - até porque, entendo que a atual comissão, dados os acontecimentos negativos e o CONTINUÍSMO, marca principal dessa comissão - não possui mais condições para continuar a frente do comando de um dos setores mais importantes do futebol brasileiro, que é a arbitragem.


PS: Num Campeonato Brasileiro em que a arbitragem foi useira e vezeira na consumação de erros de diversas magnitudes, o árbitro Raphael Claus (foto) - com um perfil diferenciado dos seus congêneres e com modus operandi em consonância com as regras, conseguiu passar incólume dos problemas que afetaram sobremaneira a credibilidade da arbitragem da (Senaf). O indigitado apito na nossa opinião, é o árbitro do ano do futebol brasileiro.
           Crédito: Federação de Futebol da Turquia


PS (2): Enquanto a CBF empurra a questão do VAR para os clubes - e os cartolas dos clubes devolvem o problema para a CBF, a UEFA que vai implementar o VAR nas suas competições a partir de 2019, está ultimando os treinamentos com seu quadro de arbitragem.

PS (3): No último dia 20, a UEFA realizou mais um experimento com o VAR - Dessa feita, no amistoso Itália x EUA, na cidade de Genk na Bélgica. Jogo que foi dirigido pelo árbitro Cüneyt Çakır (Fifa/Turquia).
Acompanhe o bicudo no Twitter - https://twitter.com/valdircbicudo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário