quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Curitiba recebe encontro de escolas de arbitragem


No início do mês de maio, aconteceu em Curitiba o VI Encontro Nacional de Escolas de Arbitragem de Futebol. O evento, que ocorreu entre os dias 04 e 07, foi organizado pela Escola de Arbitragem Victor Marcassa, da Federação Paranaense de Futebol (FPF), em parceria com a CBF.

O Encontro teve como objetivo debater e analisar a grade curricular mínima dos cursos de arbitragem nacional e os problemas levantados pelos responsáveis pela execução, além de captar sugestões de melhoria e ampliação de metas para os próximos anos.

Participaram do evento, representantes da Escola Nacional de Arbitragem e diretores das escolas regionais, além de dirigentes e técnicos nas áreas de pedagogia, educação física e psicologia.

A coordenação do Encontro ficou a cargo de Ana Paula de Oliveira (foto), da Escola Nacional de Arbitragem, Carlos Elias Pimentel, do Rio de Janeiro, e Gildásio José dos Santos, presidente da Escola Estadual Victor Marcassa, da FPF.

No primeiro dia, a abertura do encontro aconteceu através do presidente da FPF, Hélio Pereira Cury. Participaram também o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Marcos Marinho; a secretária da Escola Nacional de Arbitragem, Ana Paula de Oliveira; o presidente da Comissão de Arbitragem do Paraná, Afonso Vítor de Oliveira; e o diretor presidente da Escola de Arbitragem Victor Marcassa, Gildásio José dos Santos.

Na sexta-feira (5), foi apresentada a escola local de árbitros e os objetivos do encontro. Em seguida, foi a vez de Paulo Camello tratar sobre a importância do Pilar Físico na grade curricular de formação de árbitros e Marta Magalhães falar sobre a importância do Pilar Mental, encerrando o trabalho do dia com um debate.

No sábado (6), foram apresentados e consolidados os resultados do debate do dia anterior e elaboradas as atas dos trabalhos, sob a supervisão de Ana Paula Oliveira, Paulo Elias Pimentel e Gildásio José dos Santos.

Ao final do encontro, entre outras coisas, ficou como sugestão manter a grade curricular mínima de 220 horas, além da definição de que a partir de 2017 os Encontros de Escolas de Arbitragem serão realizados duas vezes ao ano. Ao final, a Federação do Piauí, através da Escola de Formação, se apresentou para sediar o novo encontro, o que foi aceito por unanimidade. Assim, o Estado Piauí será a sede do VII Encontro Nacional de Escolas de Arbitragem.

PS: A matéria em tela, foi publicada no site da CBF em, 15/05/2017 - às 17:22|via Assessoria/CBF. 18 meses se passaram, e desde então, temos observado uma avalanche interminável de erros da arbitragem em todo o país - sobretudo, no Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF.

PS (2): Onde estão as escolas de arbitragem das federações de futebol, para acompanhar, observar, orientar e corrigir as deficiências da confraria do apito brasileiro?

PS (3): No Paraná, fui informado que a Comissão de Árbitros da Federação Paranaense de Futebol e a Escola de Arbitragem Victor Marcassa, têm se preocupado com a arbitragem da (Senaf). Semanalmente, comissão e escola reúnem-se com apitos e bandeiras paranaenses, com o objetivo de discutir os prós e os contra das partidas do Brasileirão. Está aí uma ideia a ser seguida pelas demais escolas, e comissões de árbitros de todo o país.



Um comentário:

  1. O que é percebido principalmente no Brasileiro série A, que em todas as rodadas tem no mínimo um erro primário de arbirtragem, muita teoria e pouca prática.

    ResponderExcluir