quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ARGUMENTAÇÃO MAIS FRÁGIL QUE "UM FIO DE CABELO"

    Crédito:Cesar Greco/Palmeiras

A crise de qualidade, acoplada a ausência de credibilidade na Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf/CBF), que labora no Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF, ganhou um novo ingrediente nos últimos dias.

A CA/CBF alega que pouco ou nada pode fazer em relação aos árbitros - porque a CBF "empresta" apitos e bandeiras" das federações de futebol. Destaco que os árbitros e assistentes da (Senaf), ficam a disposição das suas federações durante o período dos regionais - que duram em média (60) dias. 

A partir do final de fevereiro, árbitros e assistentes são "emprestados" durante (10) meses à CBF, para comandarem os jogos da Copa do Brasil, e as Séries A, B, C e D do Brasileirão, até dezembro de cada temporada. Lembrando que o ano tem (12) meses. 

Querem ver como a alegação da CBF não se sustenta? Quem é que confecciona e estabelece os regulamentos, tabela de jogos, tabela que só pode ser alterada com anuência da CBF, registro de atletas, acesso e descenso das equipes, meios de locomoção e/ou viagens dos clubes, confere condições aos estádios para a realização das partidas, determina o preço dos ingressos, especifica a divisão do percentual da pecúnia entre os clubes e as federações, exige farta documentação para o árbitro adentrar na (Senaf), escala a arbitragem, providencia suas viagens e define os valores das taxas e diárias na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro de Futebol, nas suas (4) divisões de fevereiro a dezembro de cada ano? Resposta: A própria CBF. 

Portanto, dado o tempo que a arbitragem da (Senaf) fica a disposição da CBF, é óbvio que, cabe única e exclusivamente a CBF capacitar os homens de preto que atuam nos seus torneios. 

Sobretudo, porque, as federações não têm condições financeiras e instrutores capacitados, para dotar a arbitragem das qualificações exigidas pelo futebol que se pratica no século 21.

As escolas de formação de arbitragens das federações de futebol, com raras exceções e limitações formam, observam, acompanham, orientam e corrigem as deficiências dos novos árbitros. 

PS: Aliás, a CBF montou uma autêntica parafernália para incrementar a qualidade do árbitro brasileiro. Analista de campo, analista de TV, inspetor e o Relatório de Análise de Desempenho - "DEU ZEBRA". Desde a primeira rodada do Brasileirão/18, com raríssimas exceções, há uma escalada interminável de erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL.  

Nada mais a dizer, como preconizava o Mestre Boleslau Sliviany.

ad argumentandum tantum - Salvo o imponderável de Nelson Rodrigues, o árbitro Raphael Claus (foto), da Federação Paulista de Futebol e da CBF, será o apito laureado do futebol brasileiro de 2018. Sua performance de excelência, exibida em 2016, 2017 e na atual temporada, expõe que Claus é detentor do dom, talento, vocação, feeling, timing e muita.....muita sorte. Características natas dos grandes profissionais, independente da atividade que exerçam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário