terça-feira, 25 de dezembro de 2018

ARBITRAGEM: UM ANO A SER ESQUECIDO



Estamos no crepúsculo de 2018, e no limiar de 2019. Confesso que não lembro ter vivenciado ao longo dos trinta e nove anos, que, gravito no seio da arbitragem, uma temporada onde o desempenho dos  homens de preto da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol da CBF (Senaf) - foi "colocado em xeque" com a intensidade deste ano.

O descontentamento e a insurreição dos atletas, cartolas, técnicos, imprensa e os torcedores contra a arbitragem foram unânimes desde a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro das Séries A e B - e, por extensão, na Copa do Brasil.

Aliás, não houve uma única rodada onde a confraria do apito não tenha cometido erros e/ou equívocos de pequena, média ou alta intensidade. 

Mas pior que a arbitragem: foi a CA/CBF - comandada por Marcos Marinho, que nunca apitou uma partida de futebol de pelada de menino de conjunto habitacional - a cada erro dos homens de preto, os rebaixou para a Série (B). Medida que se mostrou inócua porque, todos ao voltarem ao labor, continuaram perpetrando os mesmos erros de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, com menor ou maior potencial.

Fato que explicitou que apesar de ser a mesma comissão de árbitros há vários anos, a CBF não tinha um plano para estancar a sangria dos erros que solapou a credibilidade da arbitragem brasileira, que atuou no seu principal torneio - o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Acrescento ao exposto acima, que, vários erros da arbitragem no Campeonato Brasileiro do ano em curso, poderiam ter sido evitados e/ou corrigidos - desde que a CBF e os clubes da Série (A), no mês de fevereiro que passou, tivessem implementado o Árbitro Assistente de Vídeo - (VAR). 

Lamentavelmente, o que se viu foi um jogo de empurra-empurra e o VAR, tecnologia de excelência já implantado no primeiro mundo do futebol, foi "rechaçado" pela nossa cartolagem.

A CBF optou ao invés do VAR, o tal de "Radar". Ao invés do VAR, os "analistas de campo". Ao invés do VAR, o tal de "inspetor". Ao invés do VAR, o "analista de televisão". O resultado de toda a parafernália aqui nominada, foi um retumbante fracasso na qualidade da arbitragem no principal torneio da CBF como nunca se viu.

Não há como ser positivo o balanço de uma arbitragem que desde a Copa do Brasil em fevereiro até os primeiros dias deste dezembro, foi useira e vezeira, em errar e causar prejuízos ao principal esporte do Brasil, o futebol brasileiro.

PS: Utilizamos reiteradamente o substantivo erro no texto em tela, objetivando que a CBF em 2019, adote ações eficazes no seu quadro de apitos, no sentido de minimizá-los. 

PS (2): Num ano em que a CBF, a arbitragem e o futebol brasileiro tiveram desempenho pífio, um sindicalista, decidiu abraçar a causa dos apitos e bandeiras do futebol pentacampeão. Falo de Salmo Valentim (ao centro), eleito presidente da (ANAF) - a quem considero a personagem do ano da arbitragem brasileira. 

PS (3): É crescente o movimento nos bastidores do futebol brasileiro, no sentido de que ocorra uma mudança radical em todos os setores da arbitragem na CBF.  

Acompanhe o bicudo no Twitter - https://twitter.com/valdircbicudo 


6 comentários:

  1. Como sempre, uma análise que vai ao "x" da questão, Bicudo. Podemos apenas torcer para que em 2019 os árbitros brasileiros errem um pouco menos.

    ResponderExcluir
  2. Inclito Guilherme, boa tarde! Seu comentário é inteligentissimo. Porque, ao ler o conteúdo do articulado em tela, demonstrou que leu e, sobretudo, você exibiu senso crítico. Muitíssimo obrigado pela sua participação.
    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir
  3. Bicudo ,quais as mudancas vc faria se fosse presidente da comissao e quem seriam seus arbitris fifas

    ResponderExcluir
  4. Respondo seus questionamentos amanhã dia 31.
    Bicudo

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse convidado para ser presidente da Comissão de Árbitros da CBF? 1) Sugeriria à CBF, que, a comissão fosse formada por um grupo de pessoas de excelência. Sendo: 1 escolhido por mim. 1 indicado pela Anaf. 1 indicado pelos clubes e 2 indicados pela CBF. 2) Iria selecionar uma plêiade com know-how à Escola Nacional de Arbitragem de Futebol - Enaf, e incrementar sua participação nos cursos de formação de árbitros das federações de futebol. 3) Convocaria a atual Seleção Nacional de Árbitros de Futebol - Senaf - para um teste físico e teórico padrão FIFA - Teste que seria aplicado por instrutores (NEUTROS) da FIFA. 4) Após os resultados dos testes, faria uma oxigenação na Senaf - oxigenação que teria como condição sine qua non - o mérito, acoplada a uma diminuição do contingente da Senaf. 5) Faria de 3 a 4 testes físicos e teóricos aos membros da Senaf ao longo do ano. 6) Estabeleceria um INTERCÂMBIO entre os setores da arbitragem da CONMEBOL e da UEFA - envolvendo comissões, instrutores, professores, Enaf, e os próprios árbitros e assistentes. 7) Criaria núcleos de arbitragem nas federações de futebol vinculados diretamente a CA/CBF. 8) Submeteria os atuais analistas de campo, analistas de TV e Inspetores - a um teste teórico sobre as Regras de Futebol e demais nuances que podem acontecer a um árbitro no exercício da direção de um jogo - Nota mínima para permanecer no quadro 7,5. 9) Realizaria uma OXIGENAÇÃO ampla, geral e irrestrita nessa área de inspetores, analistas etc.......10) Os próximos candidatos a desempenharem as funções de analistas, inspetores etc.... teriam que ser ex-árbitros com notório conhecimento sobre as REGRAS DE FUTEBOL e suas variáveis. Poderia acrescentar mais, mas penso que aqui estão as principais medidas para melhorar a qualidade do árbitro do futebol brasileiro.

    PS: O quadro de árbitros e assistentes da FIFA/CBF - seria confeccionado a partir dos testes realizados por instrutores NEUTROS DA FIFA.

    É A NOSSA HUMILDE SUGESTÃO sobre o tema.

    Valdir Bicudo.

    ResponderExcluir
  6. Excelentes ideias valdir , concordo com todas elas , e teriam ainda mais ideias .obrigado por responder valdir , um abraco e feliz ano novo

    ResponderExcluir