sexta-feira, 26 de abril de 2019

2019: UMA NOVA ARBITRAGEM NO BRASILEIRÃO?

    Raphael Claus, o melhor apito do futebol brasileiro nas últimas 3 temporadas - foto: Fox Sports

Começa nesta sexta-feira, o principal torneio do futebol brasileiro, o denominado Brasileirão da CBF. No que concerne ao desempenho qualitativo da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf), responsável pela direção das partidas das Séries A, B, C, D e a Copa do Brasil na temporada que passou,sem nenhuma maldade, foi abaixo da crítica.

Apitos, bandeiras, árbitros adicionais e os quartos árbitros, foram useiros e vezeiros em descumprir o preceituado nas REGRAS DE FUTEBOL, as orientações e circulares da CA/CBF e do The IFAB. Tivemos algumas rodadas tanto na Série A como na B, onde a situação descambou para um autêntico "MISTIFÓRIO".

Pois bem, a temporada passada faz parte do passado, e uma nova se inicia nesta noite.

Diante da ausência de qualidade e da insegurança explicitada pela confraria do apito, nos últimos dois anos, e como não houve mudança significativa na CA/CBF, na Escola Nacional de Arbitragem de futebol - Enaf, e o Diretor do Departamento de Arbitragem, foram confirmados, é impraticável qualquer opinião sobre os acontecimentos que poderão ou não acontecer, no  principal torneio da CBF nos próximos 8 meses.

Faço a afirmação em tela porque, todos os setores acima mencionados, participaram diretamente da formação e capacitação do atual quadro nacional de árbitros da CBF. O que significa que são responsáveis pelo fracasso do modelo de gestão aplicado aos homens de preto da entidade.

Além do exposto, o novo diretor da CA/CBF, Leonardo Gaciba, não apresentou nenhum projeto para oxigenar a melhora da (Senaf) em 2019.  "Será que vamos ter mais do mesmo?"

PS: O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - liberou na última década, milhares de Cartas Sindicais [11.114] - às diferentes categorias de trabalhadores de todo o Brasil. Os árbitros de futebol, ficaram dormindo em "berço explêndido". Não conseguiram criar um único sindicato. O  único que foi criado, o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Ceará, conseguiu a Carta Sindical, via os sindicalistas, Airton Nardelli (PR) e Ciro Camargo (RS) - filiados a União Geral dos Trabalhadores - (UGT). (UGT) que deu uma força considerável na obtenção da aludida carta ao Ceará.

PS: (2): Isente-se de qualquer responsabilidade em relação as ações sindicais, a atual diretoria da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) - que tomou posse no dia 2 de novembro de 2018

PS (3): Atletas, CBF, clubes, cartolas, Federações de Futebol, [técnicos - leia em - 
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ESPORTES/551425-COMISSAO-APROVA-DESTINACAO-DE-PARTE-DOS-DIREITOS-DE-TRANSMISSAO-DOS-JOGOS-DE-FUTEBOL-PARA-TREINADORES.html, preparadores físicos, médicos e as TVs, se organizaram em sindicatos e federações. Todos sem exceção, estão faturando muito dinheiro na trilhardária locomotiva que gere o futebol brasileiro. Já a confraria do apito, pelo andar da carruagem, vai continuar ocupando como sempre ocupou, a "última poltrona" da indigitada locomotiva. Traduzindo: "VAI CONTINUAR BRIGANDO POR ESCALAS".

4 comentários:

  1. Respeito sua opinião a respeito do Gaciba,porém discordo.Ele assumiu a comissão a 3 semanas de iniciar o campeonato,pegou o processo em andamento e modificou aquilo que estava ao seu alcance nesse momento.Por exemplo, as alterações nas regras valendo a partir da 1 rodada, o fim do sorteio pra designar os arbitros, e essa concentração durante essa semana em Teresópolis.Entao precisamos ter paciência

    ResponderExcluir
  2. Respeitando o seu comentário, quero lhe dizer que Leonardo Gaciba perdeu uma oportunidade inédita de dar um choque na sua gestão e no desenvolvimento da arbitragem brasileira, quando aceitou (o prato feito), que lhe foi entregue pela direção da CBF no que concerne a CA/CBF. Ao aceitar os mesmos nomes que estão há muito tempo no setor do apito da CBF para compor sua equipe deu mostras de "fraqueza". São as mesmas pessoas e os mesmos métodos há vários anos. Há um desgaste e, por extensão, uma ausência de credibilidade na confraria do apito brasileiro, justamente pelo CONTINUÍSMO na Comissão de Árbitros da CBF. Reitero: Gaciba perdeu a chance impar de inscrever seu nome no que tange a direção da arbitragem da CBF. Aceitou e vai ter que conviver, com pessoas conservadoras, que pensam e agem na minha opinião, em descompasso com a realidade que se exige do árbitro do século 21.
    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente discordo da sua opinião,é muito difícil voce conseguir montar uma equipe com nomes totalmente externa a comissão com apenas 3 semanas pra iniciar a principal competição.Eu penso que ele vai realizar suas ações conforme o tempo for passando até porque tem coisas que não dependem só dele.Na minha visão devemos ter calma e aguardar os fatos acontecerem naturalmente e não exigir que faça tudo em menos de 1 mês de trabalho

      Excluir
  3. Se foi convidado para assumir o principal cargo de direção da arbitragem brasileira, no caso da CBF, era sabedor do momento difícil que vivencia a arbitragem. E, por extensão, tem conhecimento de quem está lá na comissão, do tempo que estão lá, do desgaste que essas pessoas sofreram, desgaste que levou a falta de credibilidade da nossa arbitragem. Deveria na nossa opinião, antes de aceitar a dificílima missão, buscar um ou dois nomes da sua confiança para dar um choque de gestão no setor do apito da CBF. Aceitou conviver e compartilhar ideias com as mesmas pessoas que estão há ecadas na direção do apito da CBF e não conseguiram avançar em termos de qualidade.
    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir