segunda-feira, 22 de abril de 2019

VAR: TREINAMENTO “EM CIMA DO LAÇO”, DEIXOU A DESEJAR

    Crédito: FIFA

O Árbitro Assistente de Vídeo – VAR na sigla em inglês, foi autorizado pelo (The IFAB), em 5 de março de 2016.
Enquanto a CBF postergou ao máximo,  concomitantemente, a implementação do VAR e o treinamento à arbitragem, o primeiro mundo do futebol, mandou ver sobre a ferramenta tecnológica, que tem como alvo auxiliar a arbitragem a dirimir lances que fujam do seu campo visual.

1)     A principais potências do futebol mundial construíram centros e/ou salas especiais, com a infraestrutura necessária para o funcionamento do VAR. 2) Pesquisaram e contrataram empresas de ponta, e profissionais com conhecimento de excelência para qualificar os instrutores. 3) Sob a supervisão de técnicos, engenheiros, instrutores com Know-how internacional no (VAR), treinaram à arbitragem em média de 3 a 6 meses, com dezenas de testes (Offline).  4) Implantaram suporte adequado nas arenas, onde acontecem os espetáculos futebolísticos para receber , cabos, fios, câmeras, luzes, etc... 6) Iniciaram gradativamente, os testes ao vivo, observando as deficiências, objetivando as correções necessárias, com o intuito de alcançar o melhor resultado. 8) A partir do momento que tiveram a certeza de que tudo estava em ordem, implantaram nas suas competições.

Dado o planejamento acima, as principais ligas de futebol, sobretudo as europeias, atualmente, quando acionados o VAR e o árbitro central, em lances que estão catalogados no Protocolo do (The IFAB), a definição da jogada analisada sai em regra geral, em um minuto e trinta segundos.
Já a CBF implantou o VAR em julho de 2018, nas quartas de final da Copa do Brasil, e treinou em uma semana, um grupo restrito de árbitros. O mesmo procedimento foi adotado com a arbitragem nos regionais das Federações de Futebol, que utilizaram o VAR - e também com aproximadamente (120) árbitros que irão manejar o VAR no Campeonato Brasileiro de Futebol.
Como o VAR é uma ferramenta incipiente, de alta tecnologia e requer instrutores com conhecimento de excelência e treinamento continuado aos árbitros, as dificuldades e as paralisações de (3’50), que observamos nos jogos dos torneios regionais neste início de 2019, devem persistir no Campeonato Brasileiro nesta temporada.

PS: a UEFA, após seis meses de treinamento intensivo ao seu quadro apitos, está utilizando o VAR nas quartas de final da Liga dos Campeões e na Liga da Europa de 2019.

PS (2): a Premier League, na temporada 2019/2020, também ira usar o VAR, que foi testado na recém-findada Copa da Inglaterra. 

PS (3): na Europa a sala do VAR fica numa central. No Brasil, o VAR está alocado em salas no interior dos estádios ou em alguns casos, em contêineres do lado de fora das arenas.   


       



Nenhum comentário:

Postar um comentário