sábado, 12 de maio de 2012

Câmara se apressa para retomar área do Pinheirão

Aniele Nascimento / Gazeta do Povo / Vereadores discutem devolução do terreno do Pinheirão ao patrimônio público Vereadores discutem devolução do terreno do Pinheirão ao patrimônio público Estádio

Câmara se apressa para retomar área do Pinheirão

Vereadores discutem a devolução de parte do terreno do estádio ao patrimônio público por descumprimento da legislação municipal
Publicado em 12/05/2012 | Da Redação
Depois de 43 anos da doação pelo município do terreno do Pinheirão à Federação Paranaense de Futebol (FPF), a Câmara Municipal finalmente abre um capítulo para tentar dar fim à novela enroscada que o estádio protagoniza. Oito vereadores das comissões de Serviço Público e de Urbanismo e Obras Públicas da Casa participaram ontem de discussão sobre a devolução de parte do terreno do estádio ao patrimônio público por descumprir a legislação municipal.
O terreno foi doado em 1969 por meio de lei (n.º 3583 de 29/11/1969) que previa uma série de exigências à FPF. Entre elas estavam a construção de um estádio com capacidade para 120 mil pessoas, além de estacionamento, restaurantes, auditório e alojamentos – o prazo era de seis anos. A pena prevista para o não cumprimento das especificações é a retomada do terreno com pagamento de multa pela Federação com 10% de acréscimo sobre o valor dos imóveis que não foram construídos.
De acordo com o presidente da comissão de Serviço Público, Jair Cézar (PSDB), a demora para a apuração dos fatos se deve à omissão de todos os envolvidos até agora, inclusive a Câmara. “Só agora veio a público. Passávamos por lá e estava tudo certo”, defende.
A intenção da Câmara é ouvir a Procuradoria Geral do Município, a FPF e o Ministério Público para buscar um parecer completo sobre a situação na área de 60 mil metros quadrados. Outros temas, porém, devem encorpar a pauta, como a dívida da Federação com a prefeitura por causa do atraso no pagamento de IPTU.
“Vamos chamar quem for necessário para resolver o imbróglio”, avisa o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB). “Acho essencial retomar aquela área, que é de extrema importância para a cidade”, emendou Professora Josete (PT).
Colaborou: Antonio Senkovski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário