terça-feira, 7 de agosto de 2012

A consolidação de um grande árbitro

 Foto: Apito do Bicudo
 
Wilmar Roldan, 32 anos, (foto-Fifa-Colômbia) atingiu o status de melhor árbitro de futebol da América do Sul, pelas belas atuações que desenvolveu no seu país. Mas, essa conquista se consolidou com as magníficas arbitragens, que o indigitado árbitro vem apresentando nas competições da Conmebol. Perguntado sobre as causas do seu sucesso, Roldan desconversa. Mas quem o conhece profundamente logo aponta para dois nomes: seu compatriota Oscar Ruiz, ex-árbitro, atualmente exercendo a função de Instrutor Fifa, e Carlos Alarcón, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol e o mais antigo membro do Comitê de Arbitragem da entidade que controla o futebol no planeta.
Embora seja considerado o melhor apito da América, faltava a Wilmar Roldan um palco de excelência para ali exibir suas qualidades de um árbitro de alto nível. E isso aconteceu no sábado que passou, em Cardiff (País de Gales), no Stadium Millenium, diante de uma plateia de 74.500 espectadores, por ocasião do jogo Inglaterra x Coréia do Sul, que disputavam uma vaga nas semifinais de futebol das Olimpíadas, que está sendo realizada em solo inglês.
Ali sob os olhares imutáveis de uma plateia seleta, incluindo o ex-Beatle Paul Macartney, dos membros do COI, da Fifa, e Pierluigi Collina, que foi premiado seis vezes consecutivas o melhor árbitro de futebol do mundo, pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol, Roldan, realizou talvez a maior arbitragem da sua carreira e inseriu seu nome definitivamente entre os melhores apitos do futebol mundial.

Campanha sórdida
Roberto Braatz e Altemir Hausmann formam, há mais de uma década, a melhor dupla de árbitros assistentes da CBF. Realizaram investimentos em si próprios, adquiriram Know-how, são impolutos, aprenderam a se posicionar como seres humanos e como profissionais no campo de jogo, não são pusilânimes e têm cumprido suas missões com galhardia. Resultado: estão sendo vítimas de uma campanha abjeta engendrada por dirigentes, técnicos, atletas e até mesmo de setores da imprensa esportiva, que a cada rodada do Campeonato Brasileiro pregam a anarquia e o desrespeito às leis que regulam o futebol dentro do retângulo verde. Com a palavra a CA-CBF e a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf).

Semestre decisivo
A Câmara dos Deputados aprovou no primeiro semestre deste ano, a profissionalização do árbitro de futebol no Brasil. Ótimo! Porém, falta regulamentar a atividade do homem de preto, ou seja, definir as diretrizes que especifiquem como e quando isso irá acontecer. Portanto, como os senhores deputados já retornaram de suas merecidas férias, a partir da próxima semana, é imperativo que a categoria tendo a frente a direção da Anaf, faça um fortíssimo "lobby" em Brasília, objetivando a sedimentação do processo 6405/2002 e seus apensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário