quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Heber Roberto Lopes é absolvido em última instância do STJD

 Árbitro entrou com recurso no Pleno, conseguiu provimento e não terá de cumprir gancho
Após cumprir quatro dias de suspensão dos 15 dias estipulados em primeira instância no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o árbitro Heber Roberto Lopes (foto) recorreu e conseguiu a absolvição no Pleno, na tarde desta quinta-feira, dia 13 de setembro. O árbitro estará na partida entre Grêmio e Náutico, nesta noite, no estádio Olímpico.
                                                        Foto: Apito do Bicudo
No jogo entre América/RN e Ceará, pelo primeiro turno da Série B nacional, o goleiro Valdemar, da equipe potiguar, atingiu a perna esquerda de um atleta adversário com uma voadora violenta. No lance, Heber apenas advertiu o jogador com o cartão amarelo, mas a Procuradoria entendeu que o árbitro deveria ter mostrado o vermelho.
Acusado de “deixar de cumprir uma regra do futebol brasileiro”, o árbitro foi julgado no dia 8 de agosto, e acabou suspenso por 15 dias pela Terceira Comissão Disciplinar, por infração ao artigo 259 (deixar de observar as regras da modalidade) do CBJD. Como estava escalado para duas partidas, o STJD permitiu que Heber começasse a cumprir a pena na última segunda-feira, dia 13.
E depois de cumprir quatro dias de suspensão, Heber obteve o efeito suspensivo no STJD no dia 17 do último mês. Em defesa ao árbitro, o advogado Giuliano Bozzano lembrou que no primeiro julgamento, Heber depôs explicando a visão que tinha no gramado, diferente do que as câmeras mostravam, e que naquele entendeu pela aplicação do cartão amarelo. "Não houve um notório equívoco no entendimento do lance. Ele apenas interpretou de uma forma o lance", sustentou.
Após a defesa, o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, deu seu parecer pelo provimento ao recurso, acreditando que não houve distorção da regra de jogo, "quanto muito um erro de fato do árbitro Heber Roberto Lopes".

Fonte:  Renata Lutfi/Justiça Desportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário