domingo, 16 de setembro de 2012

Renovação e minimização dos erros são as metas de Tavares

ENTREVISTA
Aristeu Tavares 
 Foto: CBF -  Presidente José Maria Marin e Aristeu Tavares
 Os especialistas em marketing e comportamento humano afirmam que os primeiros trinta segundos de contato com uma pessoa, incluindo o olho no olho, o aperto de mão, os gestos e as expressões faciais emitidas durante o diálogo estabelecido, definem em parte sua postura, seus conhecimentos, sua ética e caráter.
Pois bem, enquanto presenciava o aquecimento dos árbitros da Renaf/CBF, para o início do teste físico, na pista de atletismo da Universidade Positivo, em Curitiba, o presidente da CA/CBF e Instrutor Fifa, Aristeu Leonardo Tavares, falou a este colunista bem mais que os trinta segundos acima elencados. E, a  impressão que o manda-chuva dos homens preto me passou, foi de que é uma pessoa equilibrada, discreta, disciplinada e, sobretudo, comprometida com a confraria do apito brasileiro no sentido de efetivar as  transformações estruturais que a arbitragem brasileira necessita. 
Na entrevista que você vai ler abaixo, Tavares elencou alguns projetos de renovação e aprimoramento do árbitro a partir das federações estaduais, que deverão diminuir a escalada de equívocos nas tomadas de decisões da arbitragem. Ele também falou da preparação dos árbitros pré-selecionados para o Mundial de 2014, que será  realizado no Brasil, da implementação da tecnologia no auxílio da arbitragem, etc.....

Como  ocorreu o convite para comandar a CA/CBF?
Aristeu Tavares -  Fui convidado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, no mês de agosto e aceitei a missão com muita tranquilidade.  Me julgo em condições de dar minha parcela de contribuição a arbitragem brasileira, já que fui árbitro, assistente Fifa,  sou instrutor  Fifa e até recentemente desempenhei a função de Ouvidor de Árbitros da entidade. Em todas as atribuições aqui mencionadas, sempre procurei ser diligente ao extremo, o que acredito me proporcionou tão importante convite.

Qual foi o legado deixado pelo seu antecessor Sérgio Corrêa?
Tavares – Nos cinco anos em que esteve a frente da CA/CBF, o Sérgio, e seus  congêneres a quem considero meus amigos, dedicou parte da  sua vida em pról da  formação e renovação da arbitragem brasileira e é merecedor de profundo respeito pelo  trabalho desenvolvido. Recebi um grupo de árbitros e assistentes muito bom e muitos deles foram lançados pelo Sérgio Corrêa, que promoveu cursos de alto nível com instrutores locais, da Conmebol e da Fifa, objetivando o aprimoramento qualitativo do árbitro de futebol brasileiro. Daremos sequência nesse trabalho e já nos próximos meses iremos implementar novos projetos, com o escopo de reduzir os equívocos da arbitragem e com isso melhorar o seu desempenho no momento de tomar decisões.

Foto: Apito do Bicudo - Airton Nardelli presidente do Sindicato dos Ábitros/PR e Aristeu Leonardo Tavares

O senhor pode elencar quais são esses projetos?
Tavares - O primeiro visa conscientizar e mentalizar nossos árbitros que devemos diminuir os equívocos que temos observado. Falo em minimizar os erros, não erradicá-los, até porque o árbitro é humano e suscetível a erros. No futebol todo mundo erra. O técnico substitui equivocadamente, goleiro toma frango, atletas erram passes, perdem gols incríveis, pênalti......O segundo, é dar continuidade ao processo de renovação na arbitragem brasileira, descobrindo novos talentos com  vocação e talento para serem árbitros. O terceiro tem como escopo substanciar  com palestras, seminários, congressos, painéis, os cinco pilares básicos que a Fifa exige de um árbitro. Ou seja: técnico, físico, tático, psicológico e social. O árbitro que estiver em descompasso com esses pilares não pode pertencer a (Renaf) Relação Nacional de Árbitros de Futebol.  Em outubro, realizaremos um curso na Região Nordeste para Observadores de Arbitragem. Em novembro, um novo curso para instrutores de árbitros, que tenham perfeito domínio de informática e no mesmo mês, no encontro nacional das Escolas de Formação de Árbitros, no Espírito Santo, que terá a chancela da CA/CBF, iremos lançar um novo paradigma de formação dos futuros apitos.

Como está o processo de treinamento do trio de árbitros pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014?
Tavares - O trio de arbitragem pré-selecionado pela Fifa é composto pelo  árbitro Wilson Luiz Seneme (SP) e os assistentes Alessandro Rocha Mattos (BA) e Emerson Augusto Carvalho (SP). Além deles, estão treinando como opções de regra três na Granja Comary (RJ), o árbitro Leandro Pedro Vuaden (RS) e o assistente Marcelo Van Gasse (SP).  O quinteto aqui nominado está sendo lapidado pelo ex-árbitro Salvio Spínola, que é instrutor da Conmebol  e pelo ex-assistente Fifa, Ednilson Corona. O treinamento e a metodologia aplicada na Granja Comary, ministrados aos árbitros em tela, é o mesmo que eles serão submetidos nos próximos dias pela Comissão de Árbitros da Fifa, em Zurique.

O senhor poderia citar alguns exemplos?
Tavares – Curso teórico enfatizando o posicionamento do árbitro em áreas  negras, ou seja, regiões do campo onde estatisticamente ocorrem diferentes incidentes que o posicionamento usual não permite visualizar. O trabalho em equipe como: a atuação dos assistentes, a comunicação corporal, visualização entre outros. A utilização da bandeira pelo assistente e o posicionamento do árbitro no campo de jogo, abandonando a clássica diagonal e posicionando-se mais próximo dos incidentes. Estamos trabalhando o psicológico dos árbitros com palestras e exercícios práticos. Salvio e Corona estão trabalhando com o quinteto acima, as jogadas paradas, de acordo com o que consta nos manuais da Fifa.  Também estão sendo realizados  exercícios com interpretação de jogadas e treinamento de faltas nas circunvizinhanças da área penal, com o auxílio do assistente para indicar se a infração foi dentro ou fora. Os nossos instrutores estão dando ênfase neste treinamento ao posicionamento e a concentração do trio de arbitragem no momento de tomar a decisão correta.

No seu  projeto de melhora da qualidade do árbitro está inserida a profissionalização da arbitragem?
Tavares – O ideal seria a regulamentação da profissão, inclusive sabemos que a Anaf está cuidando com muito carinho desse assunto em Brasília. Porém, entendo que é um tema complexo porque, aos 45 anos o árbitro deixa de exercer sua atividade e aí eu pergunto: quem vai pagar o árbitro? Dada a complexidade do tema eu prefiro deixar a cargo da entidade dos árbitros o processo, e cuidar da missão que me foi outorgada que é  a CA/CBF.

A Renaf sofreu algumas alterações após sua posse.  Há outras em curso?
Tavares -  Nós temos que aliar no árbitro de futebol a juventude, a capacidade física é técnica. Atualmente os árbitros correm entre 11 e 14 Km durante uma partida. Em 2018, na Rússia, os estudos apontam que o árbitro vai percorrer  de 15 a 18Km. O que eu quero dizer é que os árbitros estão no epicentro do futebol e precisam dar respostas com maior exatidão quando exigidos. Daí que a juventude, o raciocínio rápido e conciso,  serão fundamentais nas partidas daqui para frente.

A International Board autorizou a implementação do chip na bola, visando auxiliar o árbitro se há dúvida se ela ultrapassou ou não a linha de meta.  Qual é a sua opinião?
Tavares -  Vejo com bons olhos a sua introdução, sobretudo porque vai propiciar à arbitragem uma ferramenta importante para dirimir lances que às vezes fogem do seu campo de observação.

Quem é o melhor árbitro e quem são os melhores assistentes do futebol brasileiro na atualidade?
Tavares -  O melhores são: árbitro, Wilson Luiz Seneme (SP) e os assistentes Altemir Hausmann (RS) e Roberto Braatz (PR). 

Se houver um problema com Seneme, quem pode substituí-lo?

Tavares -  A lista está aberta para todos os Fifa. Inclusive o Heber Roberto Lopes, que é do Paraná.  Porém, neste momento entendemos que o Vuaden é a melhor opção  no apito e o Marcelo Van Gasse para assistente. Agora, quem deseja atingir este patamar, não pode exibir protuberância abdominal, tem que se preparar fisicamente, estudar constantemente as regras, ler as circulares, recomendações e regulamentos, evoluir, etc..... 

Os árbitros e assistentes que não compareceram ao teste em Curitiba terão nova oportunidade?
Tavares – Não.  Em qualquer situação se a gente não cumprir uma prova está eliminado do processo. Portanto, quem  não compareceu ao último teste do ano, deixou de cumprir normas estabelecidas pela CA/CBF e é óbvio que teremos alterações no Ranking da (Renaf) ,  em 2013.

Uma mensagem final aos árbitros do futebol brasileiro.
Tavares -  Que os árbitros ajam de forma equilibrada nas suas decisões, se preparem espiritualmente para os jogos que vão dirigir e cumpram o estabelecido nas Regras do Jogo de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário