terça-feira, 2 de outubro de 2012

É o fim do mundo!


A  CBF no sentido de aprimorar as arbitragens no futebol brasileiro, criou o que se poderia dizer um grupo de “olheiros”, que na melhor técnica foram considerados como assessores de arbitragem.
A missão precípua desses assessores, tinha por objetivo de corpo presente, comparecer aos estádios onde são efetivadas as competições da CBF, e verificar  pessoalmente e  anotar o potencial do quarteto de arbitragem.
Agora, rumores de eficácia já considerada como uma verdade, atestam que alguns dos assessores de arbitragem, estão realizando a análise do desempenho do árbitro, dos assistentes, do quarto árbitro e dos árbitros adicionais, através da televisão.  
De imediato, diga-se que os assessores de arbitragem são remunerados pelas funções que desenvolvem, e diante da hipótese tem se que dar um ar irônico sobretudo: é o fim do mundo. Lembra-se de quem é designado para o desempenho desse mister com raras exceções, é “amigo do peito” dos cartolas que manejam as falidas federações estaduais. E na realidade nada entendem e nunca tiveram nenhuma identidade ou contato com os homens de preto, pois são leigos na matéria.
É uma situação para ser motivo de meditação mais profunda, dado que a arbitragem é o fator mais importante de uma partida de futebol. A notícia que está circulando pelo país afora, é direcionada a um grupo de assessores de arbitragem, principalmente os que residem no interior dos seus estados. Pergunto: se não comparecem “in loco” para avaliar a arbitragem, quem é que está assinando o borderô e recebendo a taxa em nome  desses assessores?

Vem aí a nova Bíblia (1)
A  confraria do apito que faz parte da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf), recebe nas  próximas semanas a Bíblia dos árbitros. Trata-se do livro REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL, versão 2012/2013, atualizada com as últimas alterações que,  foram aprovadas nas leis do jogo pela International Board. 

Vem aí a nova Bíblia (2)
A primeira leva com duzentos exemplares, chega a CBF na próxima semana, e a segunda tiragem deve ficar pronta até o final do mês em curso. 

Safergs é modelo (1)
Foto: Safergs
 Estive no final de semana que passou em Porto Alegre (RS). Na oportunidade, fui recepcionado pelo presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul, Ciro Camargo (foto). Ato contínuo, fui convidado a conhecer as dependências do Safergs, e confesso que ao chegar ao andar do imponente edifício que abriga a sede dos homens de preto da terra dos Pampas, fiquei impressionado com a sua estrutura.  

Safergs é modelo (2)
A sede fica no centro da capital gaúcha e ocupa praticamente  um andar inteiro, com sala de reuniões, sala de diretores, galeria de fotos de todos os presidentes que comandaram o Safergs desde a sua fundação, um painel com  as principais atividades e fotos envolvendo os árbitros gaúchos desde a década de 70, funcionários para atender os associados, jornalistas que atualizam o site diariamente e a fidalguia de Camargo e sua diretoria.
Em tempo: no Rio Grande do Sul, os árbitros que apitam as competições da Federação Gaúcha de Futebol, não pagam nenhum centavo a federação. A única taxa que recolhem é a contribuição sindical, que por lei deve ser realizada em nome do sindicato.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário