domingo, 14 de outubro de 2012

Notícias do apito



                                                                                        Foto: Apito do Bicudo

 Muita especulação (1)
No recente seminário de arbitragem da Fifa em Zurique, com os árbitros pré-selecionados para o Mundial de 2014 no Brasil, noticiou-se em larga escala a reprovação no teste físico dos apitos sul-americanos, Diego Abal (Argentina), Roberto Silvera (Uruguai) e Wilson Luis Seneme (Brasil). 
Muita especulação (2)
Desde então, a Comissão de Arbitragem da Fifa mantém-se em silêncio sepulcral sobre o ocorrido e muitas elucubrações tem acontecido no que diz respeito a substituição ou não do triunvirato acima.
Muita especulação (3)
A única informação concreta a respeito do fato até o momento, diz que a Fifa determinou aos árbitros pré-selecionados, continuarem exercitando os treinamentos que vivenciaram na capital suíça nas suas federações de origem. E a trempe acima nominada, antes de realizar novo teste físico sob a jurisdição do professor Werner Helsen, instrutor físico dos apitos da entidade que controla o futebol no planeta,  terá que se submeter nos seus Países de origem a um novo teste físico padrão Fifa.
Muita especulação (4)
Se não atingirem os índices estabelecidos no teste físico pela Fifa nas suas federações, Diego Abal, Roberto Silvera e Wilson Seneme, aí sim, de acordo com informações que recebi, serão substituídos incontinenti.
Vuaden, a caminho da Copa 2014?
Em se tratando de Brasil, já está definido pela entidade internacional, que caso Seneme não obtenha sucesso no teste, o seu substituto será o gaúcho Leandro Pedro Vuaden. Aliás, Vuaden, teve excelente desempenho na partida Argentina 3 x 0 Uruguai, no último dia (12), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, que será realizada em território brasileiro.
Último teste de inglês
Aos árbitros pré-selecionados para a Copa/14, a Fifa estipulou como data final  para o derradeiro teste de inglês, o mês de  junho de 2013. Os homens de preto terão que escrever, ler e falar fluentemente o idioma para continuar no processo seletivo. Já os que não  preencherem estes requisitos, serão desligados sem tergiversações. 
Lista  definitiva em maio
Já a lista completa dos árbitros, árbitros assistentes, quartos árbitros e os apitos que ficarão no aguardo de eventuais desligamento antes e durante a Copa, a Fifa planeja anunciá-los na primeira semana de maio do ano que vem. 
Tavares no Chile
Aristeu Leonardo Tavares, presidente da CA/CBF, viaja ao Chile neste domingo, onde na próxima terça-feira, exercerá a função de Observador de Arbitragem da Fifa, no jogo Chile x Argentina, peleja válida pelas Eliminatórias.
Árbitros continuarão pagando para apitar?  
Na recente eleição na Associação dos Árbitros do Paraná, foi solicitado, que, a chapa eleita viabilizasse meios de impedir a continuidade da cobrança da taxa anual, que é cobrada pela Federação Paranaense de Futebol dos apitos da FPF. Nunca é demais lembrar, que a FPF é a única do futebol brasileiro a adotar tal prática. Esse “descalabro” foi implementado, assim que Afonso Vitor de Oliveira assumiu de forma  antiética, o comando da associação e da arbitragem paranaense. Resta saber, se o presidente eleito Roberto Braatz, irá dar fim nesse “absurdo”, ou dará continuidade  à essa “humilhação, imposta goela abaixo ao quadro da arbitragem  paranaense”. 
Árbitros continuarão pagando para apitar (2)
Aos trânsfugas, lembro que não sou árbitro, não almejo nenhum cargo na arbitragem paranaense e nacional e, por extensão, entendo que a trajetória brilhante de Braatz como assistente no futebol brasileiro e internacional, lhe credenciam a romper com essa submissão vergonhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário