quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Presidente da ANAF defende arbitragem

Para Marco Aurelio Martins críticas mascaram falhas em um Campeonato Brasileiro recheado de "veteranos".

  Foto: Anaf
A arbitragem passa por um processo de renovação brusco, mas tem talento. A enxurrada de críticas é, na verdade, uma desculpa de dirigentes e jogadores para as falhas em um Campeonato Brasileiro recheado de veteranos. Essa é a opinião de Marco Antônio Martins, presidente da Anaf (Associação Nacional de Árbitros de Futebol). “O Brasileiro é de 38 rodadas. Os clubes perdem, perdem, perdem e dizem que foi aquele jogo que determinou um rebaixamento. Não falam que o campeonato brasileiro é de veteranos. São praticamente ex-jogadores que estão aí. Jogam com uma qualidade técnica muito baixa e põem tudo isso na conta da arbitragem. É um momento difícil em que, para justificar a incompetência, alguns dirigentes usam a arbitragem”, disse o representante de classe.

A arbitragem foi um dos temas centrais da rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro. No sábado, Leandro Pedro Vuaden atrasou o início do jogo entre Náutico e Atlético-GO em 16 minutos até a retirada de uma faixa na arquibancada dos Aflitos que dizia “Não irão nos derrubar no apito”, alegando que a mensagem era ofensiva.
“A interpretação dele na hora foi essa. O árbitro tem plena de liberdade, está coberto pela legislação. O que o Vuaden fez foi simplesmente cumprir a legislação vigente. Não pode ter faixas ofensivas, de racismo. Eu acho que a faixa tem um cunho de pressão em cima dos árbitros”, disse Martins.
Em Porto Alegre, o problema foi com Neymar. O atacante do Santos foi fortemente marcado, sofreu faltas duras e, depois de uma sequência de choques com rivais, reclamou com o árbitro Nielson Nogueira Dias e recebeu o amarelo. Minutos depois, ele foi expulso de forma direta por um pisão em Pará, lateral do Grêmio.
“O árbitro tem de se impor. Se ele passa [do limite] em algum momento é do jogo. O Nielson não é autoritário. Naquele momento do jogo ele viu a necessidade de dar o cartão. É a primeira vez que acontece com o Neymar? É recorrente, porque ele é jovem e a pressão em cima dele está muito grande”, disse Martins, que não acha que a arbitragem brasileira vive um mau momento.
“A arbitragem, como o futebol brasileiro, está em um momento de transição. Tivemos grandes árbitros que pararam. Foi uma renovação forçada e buscaram novos talentos. Quando você renova um time de futebol ele não apresenta o resultado naquele momento. É que é da cultura do povo brasileiro culpar a arbitragem. A orientação é que tenham a postura firme e mantenham a disciplina dentro do jogo. Ele [Nielson] pode ter exagerado, mas tem de manter a disciplina. Árbitro de futebol é uma profissão em extinção. Ou colocam a tecnologia a nosso favor, ou é uma profissão em extinção”, completou. 
 
Foto: UOL (Reportagem de Gustavo Franceschini) / Safergs

Nenhum comentário:

Postar um comentário