quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Saiba o que reprovou Seneme

Divulgação

Durante dez dias, o árbitro Wilson Luiz Seneme (foto - Fifa/SP), pré-selecionado para  a Copa do Mundo de 2014, participou em Zurique (Suíça), na sede da Fifa de um Seminário, onde ao lado de cento e cinqüenta árbitros inseridos no mesmo processo que Seneme, foi submetido ao que a entidade que controla o futebol no planeta denomina de o mais rigoroso exame já aplicado aos árbitros que irão participar de um Mundial.
Os árbitros desse Seminário realizaram exames físicos, médicos, teóricos, praticidade no campo de jogo, sob a supervisão de Jiri Dvorack, Diretor Médico da Fifa e presidente do Centro de Pesquisa e Avaliação da entidade. Já Massimo Busacca, trabalhou os árbitros no campo de jogo e o professor Werner Helsen, foi o responsável em aplicar os testes físicos nos homens de preto.
Conforme noticiado durante a semana que passou, Wilson Seneme, não conseguiu concluir os testes físicos e agora  fica na dependência do que será decidido pela Fifa, através do presidente da Comissão de Arbitragem, Angel Llona Villar.
De retorno ao Brasil, imediatamente, Seneme comunicou o presidente da CA/CBF Aristeu Leonardo Tavares, que, o que o impediu de ser aprovado no teste físico, foi uma fascite plantar.
Entre o final da tarde de hoje e o limiar de noite, assim que soube da notícia, perguntei a Tavares qual é a posição da CA/CBF, e a resposta foi: a partir do momento que for inquirido sobre o assunto, irei me manifestar ao presidente José Maria Marin. Nada mais  me disse e nada mais lhe perguntei. Acompanhe abaixo qual foi o problema apresentado pelo árbitro brasileiro no teste físico que o reprovou.   
O QUE É FASCITE PLANTAR


Foto: ADAM
Fáscia plantar

Fascite plantar é a inflamação na estrutura de sustentação da sola dos pés. O sintoma principal é dor ao redor da base do calcâneo e no arco, sendo normalmente pela manhã ao sair da cama.
Anatomia
A fáscia é uma faixa apertada de tecido conjuntivo fibroso denso que prende do calcâneo à base dos dedos do pé (viga para a manutenção do arco longitudinal medial). O tendão de Aquiles também se prende no calcâneo. Se o tendão está muito tenso, há uma redistribuição ao longo da fáscia. Se seu pé aplaina ou fica instável durante tempos críticos no andar ou ciclo corrente, o arco dobra puxando a fáscia plantar. Muita tensão pode rasgá-la. Isto resultará em dor e inchaço possivelmente. Quando isso acontece próximo ao osso este pode tentar se curar produzindo osso novo. Isto resulta no desenvolvimento de um esporão de calcâneo. Sem a espora a condição é chamada de fascite plantar. A fáscia retém músculos e tendões na planta do pé e dedos, reduz a compressão das artérias e nervos plantares e digitais e, talvez, auxilia o retorno venoso. Nos triângulos de sustentação existe o coxim adiposo responsável pela diminuição da pressão (amortecedor elástico). Parte da fáscia profunda, inferior às estruturas plantares, são a aponeurose plantar. 

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário